Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13541
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise das políticas econômicas do Plano Real à luz das principais ideologias de Economia Política Internacional
Authors: Campos, Matheus Barenbaum
metadata.dc.identifier.orientador: Nunes, André
Abstract: A presente monografia tem por finalidade a análise de políticas econômicas que constituíram o alicerce do Plano Real à luz das principais ideologias de economia política internacional. Primeiramente expõe-se uma série de visões dessas ideologias acerca da função do Estado, sua natureza além de outros pontos afins, relevantes para a interpretação dessas políticas. Em um segundo momento analisase a implantação do Plano Real, plano de estabilização monetária responsável pelo controle da inflação, problema crônico da economia brasileira. O Plano Real foi exitoso em sua atuação, mas não se desenvolveu sem custos. O principal deles a crise cambial. Foi possível chegar a conclusão que as políticas econômicas do Plano Real possuem diversas facetas interpretáveis por todas as ideologias. Essas políticas não se desenrolam dentro de um único universo ideológico. Elas se moldam em função da consecução de um determinado objetivo, a estabilização monetária.
Keywords: Plano Real
Política econômica
Ideologia
Citation: CAMPOS, Matheus Barenbaum. Análise das políticas econômicas do Plano Real à luz das principais ideologias de Economia Política Internacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciência Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13541
Issue Date: 2014
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20517533.pdf443.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.