Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13549
metadata.dc.type: TCC
Title: O regime internacional de proteção à propriedade intelectual e a promoção do desenvolvimento: a agenda de desenvolvimento da OMPI
Authors: Viana, Sabricia Vilarinho
metadata.dc.identifier.orientador: Menicucci, Sílvia
Abstract: Este trabalho tem como objetivo mostrar as consequências da adoção da Agenda de Desenvolvimento pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) para o regime internacional de proteção à propriedade intelectual. A inserção do desenvolvimento como objeto das atividades dessa organização pode ser considerada como uma conquista dos países em desenvolvimento e traz alterações significantes no regime internacional de propriedade intelectual, o qual foi criado em um contexto histórico de supremacia dos interesses dos países hegemônicos. Assim, a relação entre propriedade intelectual e desenvolvimento é estudada sob a ótica de três teorias do desenvolvimento: a neoclássica, a neo-schumpeteriana e a da complexidade econômica, a fim de explicar os impactos da proteção à propriedade intelectual no desenvolvimento econômico e social de um país. O lançamento da Agenda ocorre em um cenário de negociação de regras TRIPS-plus e sua adoção é vista como uma ruptura na postura própatente defendida pela OMPI desde seu surgimento, a qual considerava prioritariamente os interesses dos países desenvolvidos. Além disso, proporcionou o alinhamento dessa organização com os objetivos defendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), uma vez que a OMPI é uma agência especializada do sistema onusiano, e, portanto, deve ter como fundamento a promoção do desenvolvimento para que a proteção à propriedade intelectual não seja um fim em si mesmo, e sim um meio para o crescimento econômico e o aumento da qualidade de vida da população de todos os países.
Keywords: Propriedade intelectual
Desenvolvimento econômico
Inovação
Agenda de desenvolvimento
OMPI
Citation: VIANA, Sabricia Vilarinho. O regime internacional de proteção à propriedade intelectual e a promoção do desenvolvimento: a agenda de desenvolvimento da OMPI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciência Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13549
Issue Date: 2015
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21117606.pdf944.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.