Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13553
metadata.dc.type: TCC
Title: O Conselho de Segurança das Nações Unidas como autoridade internacional: um estudo sobre o posicionamento da Instituição Internacional na Resolução S/1483/2003
Authors: Silveira, Gabriel Mota
metadata.dc.identifier.orientador: Dias, Frederico Seixas
Abstract: A fonte do estudo da política internacional é fortemente permeada pelas relações de poder. Dessa maneira, o campo das Relações Internacionais, sua conceitualização teórica, e o entendimento analítico que dela decorre, têm claramente um debate principal sobre as determinantes, causas, e consequências das relações de poder. O estudo elabora sobre uma questão de relevância para essa temática: o sentido dado à legitimidade, e seu relacionamento com a esfera legal e burocrática das Instituições Internacionais. Sendo assim, foi feita a análise do relacionamento em tela, e pensada uma nova possibilidade para se observar manifestações de relações de poder e autoridade, entre Estados e Instituições Internacionais. A análise permitiu, a luz da teoria social do pensamento sistêmico, de Niklas Luhmann, chegar a uma descrição lógica sobre os processos da peculiar ação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no caso da resolução S/RES/1483 (2003).
Keywords: Legitimidade
Legalidade
Autoridade
Conselho de Segurança
Sanção Internacional
Iraque
Citation: SILVEIRA, Gabriel Mota. O Conselho de Segurança das Nações Unidas como autoridade internacional: um estudo sobre o posicionamento da Instituição Internacional na Resolução S/1483/2003. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciência Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13553
Issue Date: 2015
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21163700.pdf693.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.