Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13573
metadata.dc.type: TCC
Title: Institucionalização de sistemas partidários em democracias latino-americanas: um estudo comparado entre os governos presidencialistas do Brasil e da Argentina
Authors: Mota, Rafael Mesquita Ladeira
metadata.dc.identifier.orientador: Marinucci, Raquel Boing
Abstract: Este trabalho debate conceitos dos estudos neoinstitucionalistas da Ciência Política e sua aplicabilidade nas democracias do Brasil e da Argentina desde o período de sua redemocratização. São amplas as análises desenvolvidas pelo campo até aqui, mas acreditamos que o caminho lógico de tais teorias se mostra insuficiente para determinar o desenvolvimento da democracia nesses países. Aqui, não propomos uma teoria que generalize conceitos para todas as novas democracias presidencialistas, e nem para todas as democracias latino-americanas, mas sim, é intenção deste trabalho elucidar a hipótese de que fatores externos aos sistemas políticos de um Estado podem tornar mais completas as análises institucionalistas. Como constatamos, a falta de institucionalização do sistema argentino é melhor explicada se utilizarmos conceitos de Relações Internacionais, do que se apenas verificarmos quantitativamente as interações internas desse sistema. Para tanto, fazemos uma análise histórica da redemocratização de ambos os países e quais fatores externos podem ter contribuído para a conjuntura que vigora hoje.
Keywords: Institucionalização
Sistema partidário
Redemocratização
Democracia
Volatilidade eleitoral
Citation: MOTA, Rafael Mesquita Ladeira. Institucionalização de sistemas partidários em democracias latino-americanas: um estudo comparado entre os governos presidencialistas do Brasil e da Argentina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciência Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13573
Issue Date: 2017
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21421710.pdf507.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.