Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Ricardo Cesar-
dc.date.accessioned2019-10-02T13:14:32Z-
dc.date.available2019-10-02T13:14:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13613-
dc.description.abstractO presente artigo mesclou três “pilares estruturantes”: Arquitetura, Educação e Audiovisual. Isto, com divertimento e didatismo num “sobrevoo” acerca dos meandros da Habitação Popular. Ambicionou-se, com o planejamento de “UniverCIDade”, série audiovisual/educativa que instruiu a casa humilde para estudantes de Arquitetura e Engenharia, sobretudo, nos aspectos de organização, desenho, sistemas construtivos, especificidades culturais, ambientais, tecnológicas e regionais, alcançar o objetivo pretendido. A questão foi a modernização acadêmica com relação ao ensino das peculiaridades da vivenda simples, então se ordenou um segmento de instrução universitária. Portanto, no planejamento de “UniverCIDade” os objetivos foram: estudar desenhos e filosofias de residências do século XX; investigar modelos e sistemas construtivos históricos da casa humilde; propor educação universitária com divertimento; examinar evento empírico de instrução audiovisual arquitetônica; estruturar a transmissão seriada de conteúdos de arquitetura por meio de imagens, sons e dramaticidade e; analisar casos práticos de intervenções em habitação popular unifamiliar e multifamiliar. Para alcançar os objetivos, a metodologia da pesquisa foi: rastreio bibliográfico acerca da filosofia das casas do século XX, história de sistemas construtivos de habitações populares regionais brasileiros; pesquisas interdisciplinares e espontâneas com o target; ordenações de ensino docente universitário; adoção de conceitos e mecanismos do planejamento fílmico; utilização de experiência profissional arquitetônica/educativa/audiovisual e; referência em projeto/exemplo universitário similar à proposta desta dissertação. Por fim, por meio da fusão dos três pilares estruturantes, num planejamento audiovisual, uniu-se ficção e educação, o que gerou como resultado um “roteiro de episódio piloto” da série UniverCIDade, instigador das vastas possibilidades deste produto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2019-10-02T13:14:32Z No. of bitstreams: 1 D2.doc: 12202496 bytes, checksum: f6a2a7488dfd119cebe8aa6e8b3e6804 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-02T13:14:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 D2.doc: 12202496 bytes, checksum: f6a2a7488dfd119cebe8aa6e8b3e6804 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUniverCIDade: Planejamento de série audiovisual para o ensino da habitação popularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2019-
Appears in Collections:CADERNO DE DISSERTAÇÕES MESTRADO DE ARQUITETURA E URBANISMO - v. 1, n. 1, 2019

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
D4.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.