Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13631
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Características dos agressores de bullying de uma escola pública de uma região administrativa de Brasília-DF |
Authors: | Costa, Raimara Ferreira de Andrade |
metadata.dc.identifier.orientador: | Sampaio, Julliane Messias Cordeiro |
Abstract: | Bullying é um tipo de violência escolar com resultados danosos aos envolvidos, seja no papel de vítima, agressor ou testemunha. O objetivo desta investigação foi identificar o perfil de agressores de bullying em uma escola pública de uma Região Administrativa do Distrito Federal, por meio de um diagnóstico situacional, através de um questionário estruturado. Tratou-se de um estudo descritivo e transversal de abordagem quantitativa. Através desta pesquisa constatou-se que o bullying faz parte da realidade da escola, tendo como principais praticantes alunos do 7º ano (32,26%) e meninas (54,84%), responsáveis por violências do tipo indireto, como fofocas (23,52%) e utilização de apelidos (20,58%). Os resultados demonstraram ainda que, grande parte dos agressores nunca reprovou (87,10%) e, de forma equivalente, não sentiram nada e/ou sentiram vergonha (31,82%). Concluiu-se, que o reconhecimento do perfil destes agressores torna possível a elaboração de intervenções a fim de reduzir os episódios e consequências destas agressões. |
Keywords: | Bullying Agressor Violência escolar |
Citation: | COSTA, Raimara Ferreira de Andrade. Características dos agressores de bullying de uma escola pública de uma região administrativa de Brasília-DF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13631 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | ENF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21507336.pdf | 373.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.