Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13643
metadata.dc.type: TCC
Title: Meningoencefalites infecciosas causadas por amebas de vida livre: Naegleria fowleri, Balamuthia mandrillaris e Acanthamoeba spp
Authors: Ferreira, Mellody Évadni Cherolyne Silveira de Carvalho
metadata.dc.identifier.orientador: Ferreira, Maria Creuza do Espírito Santo Barros
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar através da releitura de artigos publicados no PubMed, SciELO e GOOGLE Acadêmico os aspectos principais das amebas de vida-livre (AVL) e as consequências trazidas pelos erros de diagnósticos. Existem poucos estudos nesta área e a grande maioria deles não estão traduzidos para a língua portuguesa. Os órgãos de saúde no Brasil não têm estatísticas destas doenças e informações sobre normas e procedimentos para melhor diagnóstico. As AVL são responsáveis por infecções fatais causadoras de microencefalite e geralmente a identificação ocorre somente após a morte do paciente. Três gêneros são conhecidos por infectar seres humanos e animais, são eles Naegleria fowleri, Balamuthia e Acanthamoeba spp. que são encontradas em rios, lagos e piscinas e alimentam-se de bactérias, fungos e pequenas partículas orgânicas tendo como meio de entrada nos seres humanos a mucosa nasal.
Keywords: Naegleria fowleri
Balamuthia mandrillaris
Acanthamoeba spp.
Ameba de vida-livre
Encefalite
Meningite
Meningoencefalite
Protozoário
Citation: FERREIRA, Mellody Évadni Cherolyne Silveira de Carvalho. Meningoencefalites infecciosas causadas por amebas de vida livre: Naegleria fowleri, Balamuthia mandrillaris e Acanthamoeba spp. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13643
Issue Date: 2019
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21386141.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.