Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13654
metadata.dc.type: TCC
Title: Relação sobre os polimorfismos dos receptores da vitamina D (VDR) e a suscetibilidade ao Diabetes Mellitus do Tipo 1 (DM1)
Authors: Figueiredo, Débora Gouveia de
metadata.dc.identifier.orientador: Simi, Kelly Cristina Rodrigues
Abstract: Diabetes Mellitus configura-se como um dos principais problemas da saúde pública, dividida em quatro classes: Diabetes Mellitus do tipo 1 (DM1), DM2, gestacional e outros tipos específicos. A DM1 configura-se como a destruição autoimune seletiva das células β pancreáticas, estas respostas contra os antígenos pancreáticos, são caracterizadas com presença de linfócitos autorreativos ou autoanticorpos e genes de histocompatibilidade (HLA). Diversos estudos surgiram para analisar uma possível relação entre DM1 e polimorfismos na região do gene do receptor de vitamina D (VDR). A vitamina D e seus pró hormônios têm sido alvo de inúmeras pesquisas demostrando outras funções além do metabolismo de cálcio e a sua interação com o sistema imunológico. Acredita-se que os polimorfismos de VDR possuem uma relação com a suscetibilidade a DM1, porém ainda faltam estudos que indicam o papel e a função biológica do gene em relação a sua suscetibilidade.
Keywords: Imunogenética
Diabetes tipo 1
Biomarcador
Vitamina D
Receptor de vitamina D
Polimorfismo e DM1
Citation: FIGUEIREDO, Débora Gouveia de. Relação sobre os polimorfismos dos receptores da vitamina D (VDR) e a suscetibilidade ao Diabetes Mellitus do Tipo 1 (DM1). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13654
Issue Date: 2019
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21600695.pdf299.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.