Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13752
metadata.dc.type: TCC
Title: Criatividade judiciária: a influência da interpretação sobre natureza do acórdão recorrível confirmatório da condenação penal após o advento da Lei nº 11.596/2007
Authors: Alves, Mariana de Carvalho
metadata.dc.identifier.orientador: Bastos, Vinícius Reis
Abstract: As abordagens adotadas pela Política Criminal brasileira têm sofrido alterações, por vezes sensíveis, mas sempre notáveis no cenário nacional. Face à inserção novos preceitos normativos no ordenamento jurídico, os Tribunais pátrios são frequentemente incitados a se manifestar acerca da interpretação aplicável a novos dispositivos legais. Partindo de noções imprescindíveis à análise da natureza jurídica do acórdão recorrível confirmatório da condenação, tais como a participação do Poder Judiciário no processo de criação do Direito, os fundamentos constitucionais e infraconstitucionais da ordem penal e processual penal, as funções da pena e os objetivos do instituto da prescrição penal, visa-se analisar criticamente os divergentes entendimentos adotados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça.
Keywords: Direito penal
Direito processual penal
Direito constitucional
Interpretação
Criatividade judiciária
Prescrição penal
Jurisprudência
Acórdão recorrível
Confirmatório
Interrupção
Citation: ALVES, Mariana de Carvalho. Criatividade judiciária: a influência da interpretação sobre natureza do acórdão recorrível confirmatório da condenação penal após o advento da Lei nº 11.596/2007. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13752
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21501782.pdf479.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.