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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13779
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Martins, Marianna Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T12:01:18Z | - |
dc.date.available | 2020-01-15T12:01:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-25 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Marianna Silva. Conceituação do homeschooling por meio do recurso extraordinário n° 888.815/RS: limites e oportunidades entre família e estado na educação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13779 | - |
dc.description.abstract | John Holt, na década de 70, deu início às ideias oficias e desenvolvedoras do movimento conhecido como Homeschooling, nos Estados Unidos. Como uma boa humanidade cercada pela globalização faria, o homeschooling chegou aos quatro cantos do mundo. Em todo local onde se instalou, o instituto trouxe debates fervorosos. No Brasil não poderia ser diferente. Apesar de a discussão ter chegado ao Supremo Tribunal Federal no formato de um Recurso Extraordinário, há vários anos o assunto vem sendo ponderado em âmbito constitucional. Em 2019, com a divulgação do caso “Valentina Dias”, o debate voltou à tona. Aqueles que nunca ouviram falar desse movimento, já tão presente em tantos países, tiveram a oportunidade de levantar argumentos e defender pontos de vista diferentes. A decisão do Supremo deixou várias famílias às margens da lei, mas gerou a oportunidade perfeita para a criação e discussão inicial dos conceitos jurídicos envolvendo o movimento. Como a Constituição de 1988 não traça nenhuma regularização, mas também não se opõe a respeito da temática, o Judiciário deixou em aberto a possibilidade de o Congresso Nacional criar legislação específica. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-07T16:33:50Z No. of bitstreams: 1 21504545.pdf: 593784 bytes, checksum: cec58a589b526153469b2fe54bdd14f3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-15T12:01:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21504545.pdf: 593784 bytes, checksum: cec58a589b526153469b2fe54bdd14f3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-01-15T12:01:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21504545.pdf: 593784 bytes, checksum: cec58a589b526153469b2fe54bdd14f3 (MD5) Previous issue date: 2019-09-25 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Homeschooling no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Conceituação | pt_BR |
dc.subject | Recurso Extraordinário n°888.815/RS | pt_BR |
dc.title | Conceituação do homeschooling por meio do recurso extraordinário n° 888.815/RS: limites e oportunidades entre família e estado na educação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019-09-25 | - |
dc.identifier.orientador | Medeiros, Rodrigo Augusto de Lima | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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