Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13785
metadata.dc.type: TCC
Title: Inclusão nas aulas de educação física
Authors: Santos, Deuseni Guedes dos
metadata.dc.identifier.orientador: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Essa pesquisa trata-se de um estudo transversal sobre a inclusão nas aulas de educação física escolar. Teve por objetivo verificar o processo de inclusão e a percepção do professor sobre as aulas de educação física nas escolas, com relação à importância e os benefícios em incluir alunos portadores de necessidades especiais, no ensino regular, de escolas públicas e/ou privadas do DF. Para isso foi aplicado um questionário para professores dessa área. A amostra foi composta de 29 professores de educação física. Para coleta de dados foi utilizado como instrumento um questionário adaptado sobre inclusão, de Sousa e Dantas (2017). Indagados sobre os tipos de deficiências apresentadas pelos seus alunos. Observase, que eram: 7% visual; 3% auditiva; 21% destacaram a deficiência mental; 17% motora; 24% apontaram múltiplas descrevendo TGD, autismo, DI, TDAH, e diversas outras síndromes e 28% responderam que havia alunos em suas turmas com “todas” as deficiências: visual, auditiva, mental, motora e ainda múltiplas. Constatouse que 69% dos professores participaram de algum curso na área de educação física adaptada para pessoas com deficiência. É possível concluir que na percepção dos professores, para que haja êxito no processo de inclusão de alunos com deficiência, necessitam de apoio técnico, pedagógico e especializado, além de material didático adequado. Portanto, faz se- necessário, que o processo de inclusão seja um trabalho conjunto e colaborativo por parte dos governantes, pais e escolas, bem como, uma mudança de atitudes, ao receber essa população especial. Observa-se, que os professores necessitam de formação continuada ou curso em educação especial, bem como, maior capacitação para explorar os diversos conteúdos desta área durante as aulas, associando-os às práticas inclusivas.
Keywords: Professores de Educação Física
Educação Inclusiva
Necessidades Especiais
Citation: SANTOS, Deuseni Guedes dos. Inclusão nas aulas de educação física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13785
Issue Date: 18-Nov-2019
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21451179.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.