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dc.contributor.authorDuarte, Cristiano da Cunha-
dc.date.accessioned2020-01-15T12:04:48Z-
dc.date.available2020-01-15T12:04:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDUARTE, Cristiano da Cunha. Licitações Internacionais e no exterior: causas e efeitos da lacuna normativa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13797-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo compreender a licitação internacional, realizada no Brasil ou no exterior, incluindo sua utilização e os esforços atuais para sua regulamentação. Apesar da previsão na Lei 8.666, de 21 de julho de 1993, as licitações internacionais ainda são pouco utilizadas no Brasil, limitando-se a poucos órgãos e entidades. Além da barreira normativa, existem outras barreiras que atrapalham a adoção do instituto por parte dos órgãos e entidades no Brasil, como o próprio idioma, a escassez de doutrina e de orientações. Quanto às licitações no exterior, pouco se conhece das mesmas, resumindo-se a um artigo na Lei de Licitações, que nunca foi devidamente regulamentado, existindo apenas normas internas à cada instituição que tem representações no exterior, carecendo de padronização e publicidade mais amplos. Em primeiro lugar, será analisado o instituto da licitação, no âmbito nacional, internacional e no exterior, por meio de seus conceitos, características e princípios, e as interfaces entre o Direito interno e o internacional. Após, será analisada a baixa adesão que o instituto da licitação internacional possui na Administração Pública e a lacuna normativa existente em relação às licitações no exterior e como essa ausência de regulamentação tem impactado o instituto e as instituições brasileiras que possuem repartições no exterior. Por fim, serão estudados os atuais esforços de normatização: o novo estatuto de licitações e contratos, a regulamentação das licitações no exterior e os acordos de compras governamentais, incluindo o Acordo de Compras Governamentais da Organização Mundial do Comércio e os acordos de compras governamentais do Mercosul.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-09T11:55:43Z No. of bitstreams: 1 21505734.pdf: 605508 bytes, checksum: 79ace73fb31b7e066d86a8d86f3f5d1c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-15T12:04:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21505734.pdf: 605508 bytes, checksum: 79ace73fb31b7e066d86a8d86f3f5d1c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-15T12:04:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21505734.pdf: 605508 bytes, checksum: 79ace73fb31b7e066d86a8d86f3f5d1c (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDireito Administrativopt_BR
dc.subjectLicitaçãopt_BR
dc.subjectLicitações Internacionaispt_BR
dc.subjectLicitações no Exteriorpt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.titleLicitações Internacionais e no exterior: causas e efeitos da lacuna normativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-
dc.identifier.orientadorSantos, Karla Margarida Martinspt_BR
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