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dc.contributor.authorSilva, Nathalia de Araujo-
dc.date.accessioned2020-01-17T10:31:31Z-
dc.date.available2020-01-17T10:31:31Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationSILVA, Nathalia de Araujo. Publicidade e influência digital: desenvolvimento econômico e direito do consumidor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13813-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de fazer-se compreender a necessidade de normatização da publicidade veiculada através de influenciadores digitais. São averiguados os efeitos da publicidade no mercado para que a urgência de legislação específica seja percebida. Portanto, o trabalho se inicia com fatos históricos e psicológicos à fim de explicar como os consumidores são influenciados pelas “celebridades” das mídias sociais, assim como a reação do cérebro humano diante determinadas situações. Em segundo lugar, analisa se o influenciador digital pode ser caracterizado como parte da cadeia de consumo, visto que são eles que fazem toda divulgação dos produtos, bem como fazem testes e análises de qualidade para repassar para os consumidores. Por isso, o trabalho explora as cláusulas do Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil, uma vez que elas nos dão um direcionamento a respeito dos reais direitos dos consumidores e como podemos reparar os possíveis danos que venham a sofrer. Por fim, são demonstrados os efeitos da publicidade na economia e nas empresas para que se tenha noção o tamanho do dano que uma publicidade ilegal pode causar ao mercado. Conclui-se, portanto, que a regulação da publicidade feita por influenciadores digitais é de grande importância para que sejam garantidos os direitos dos consumidores, bem como o ideal desenvolvimento econômico do país.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-09T14:15:36Z No. of bitstreams: 1 21508794.pdf: 579222 bytes, checksum: 9b6636aec85f012284d251975641d1be (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-17T10:31:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21508794.pdf: 579222 bytes, checksum: 9b6636aec85f012284d251975641d1be (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-17T10:31:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21508794.pdf: 579222 bytes, checksum: 9b6636aec85f012284d251975641d1be (MD5) Previous issue date: 2019-09en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDireito do consumidorpt_BR
dc.subjectDireito Civilpt_BR
dc.subjectDireito Empresarialpt_BR
dc.subjectInfluenciadores Digitaispt_BR
dc.subjectResponsabilidade Civilpt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectDanopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titlePublicidade e influência digital: desenvolvimento econômico e direito do consumidorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-09-
dc.identifier.orientadorBessa, Leonardo Roscoept_BR
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