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dc.contributor.authorOliveira, Paulo Kikuchi de-
dc.date.accessioned2020-01-17T11:04:19Z-
dc.date.available2020-01-17T11:04:19Z-
dc.date.issued2019-11-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paulo Kikuchi de. Futsal feminino na escolas: a visão de alunas do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13855-
dc.description.abstractA Educação Física – disciplina obrigatória no Currículo da Educação Básica Brasileira, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (1996) – agrega atualmente uma abordagem muito mais ampla, além da interdisciplinaridade, promovendo aprendizagens numa visão integral do aluno, desenvolvendo aspectos afetivos, cognitivos, sociais, éticos. Nessa perspectiva, o esporte como meio social e democrático, tem papel importante por favorecer a compreensão das diferentes manifestações da cultura corporal. O objetivo desse estudo foi verificar a opinião e percepção das estudantes do Ensino Médio da Educação Básica sobre a inclusão do futsal nas aulas de Educação Física Escolar, através da aplicação de questionário estruturado. Para isso, participaram do estudo 50 estudantes, com idade entre 13 e 18 anos, (do 1º ao 3º ano do Ensino Médio) de uma escola da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Perguntadas se desejam que as aulas de Educação Física promovam o futsal com maior regularidade, tornando-o parte do cotidiano escolar, 71% das entrevistadas responderam afirmativamente e 29% que não. Elas também têm consciência da importância desse esporte para o próprio bem-estar, mas relataram que enfrentam preconceito quando optam por praticar esse esporte. Sobre a prática do futsal, 75% das estudantes disseram já tê-lo praticado, enquanto 25% nunca praticaram, evidenciando disparidade nas respostas obtidas. Conclui-se que os resultados encontrados denotam a importância da prática esportiva no ambiente escolar, mais especificamente quanto à prática do futsal feminino, bem como a regularidade visada por elas para que esse esporte faça parte de seu cotidiano – uma vez que é possível aliar uma atividade física ao desenvolvimento do bem-estar pessoal. O acesso a esse esporte ainda encontra resistência, provocando insegurança e desconforto quando praticado pelo público feminino, necessitando, portanto, de ações mais assertivas que assegurem ao público feminino uma inclusão mais igualitária nesse universo. Essa conquista resultará na diminuição do preconceito e em maiores discussões acerca desse tema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-15T14:45:15Z No. of bitstreams: 1 21602428.pdf: 1687476 bytes, checksum: f8de9994d8cc8200c0996affae383dfb (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFutsal femininopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleFutsal feminino na escolas: a visão de alunas do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-11-02-
dc.identifier.orientadorDantas, Renata Aparecida Eliaspt_BR
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