Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13874
metadata.dc.type: Monografia
Title: Relação entre resistência muscular, índice de massa corporal e circunferência da cintura em jovens escolares obesos
Authors: Lima, Mauricio Oliveira de
Abstract: Definida como o acúmulo em excesso de gordura, a obesidade é um caso preocupante de saúde pública no Brasil e no mundo. Essa enfermidade chega a atingir mais de 75 milhões de criança em todo o planeta. O objetivo do presente estudo foi verificar se há relação entre a resistência muscular, o Índice de Massa Corporal (IMC) e a circunferência da cintura (CC) em estudantes com sobrepeso ou obesidade. O estudo foi caracterizado como transversal de coleta única e teve sua amostra composta por 14 estudantes, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 12 anos (10,07 ± 1,54 anos; 28,72 ± 2,42kg/m2) aos quais foram mensurados altura e massa corporal para o cálculo do IMC, medida da CC e um teste de abdominal de 1 minuto. Observou-se uma tendência para correlação fraca negativa (r = - 0,058) entre IMC e resistência abdominal, todavia esta não foi significativa (p = 0,845). Para resistência abdominal e circunferência da cintura foi demonstrada uma tendência para correlação fraca positiva (r = 0,058) porém também não apresentou significância (p = 0,844). Entre IMC e CC a correlação também foi fraca (r = - 0,027) e não significativa (p = 0,926). Os resultados apresentados ajudam na associação entre variáveis antropométricas de sobrepeso e obesidade com a força muscular abdominal como uma alternativa de avaliação da adiposidade corporal em escolares. Os valores encontrados para as relações entre as variáveis não foram significativos. Portanto pode- se concluir que apesar das baixas correlações entre as variáveis o IMC em conjunto com a CC são bons indicadores de obesidade e sobrepeso em crianças e que são necessários mais estudos, com amostrar maiores para que essa correlação seja melhor estabelecida.
Keywords: Educação física
Obesidade
Escolares
IMC
Força muscular
Citation: LIMA, Mauricio Oliveira de. Relação entre resistência muscular, índice de massa corporal e circunferência da cintura em jovens escolares obesos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13874
Issue Date: 18-Oct-2019
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21702824.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.