Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSegovia, Amanda Ferreira-
dc.date.accessioned2020-01-22T14:43:05Z-
dc.date.available2020-01-22T14:43:05Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.citationSEGOVIA, Amanda Ferreira. A ludicidade no desenvolvimento motor da criança na educação infantil: a percepção do professor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13879-
dc.description.abstractA palavra “lúdico” advém do latim ludus que quer dizer brincar. Neste brincar estão inseridos três eixos de organização: os jogos, brinquedos e movimentar-se de forma espontânea. O lúdico é utilizado como um recurso pedagógico com objetivos educacionais a seguir e como um meio eficaz de integração entre os alunos nas diversas atividades realizadas da educação infantil. O presente estudo teve como objetivo verificar a importância da ludicidade no desenvolvimento motor da criança na Educação Infantil, a partir da percepção do professor de educação física. A amostra foi composta por 25 professores de educação física com idade entre 25 a 50 anos, atuante na Educação Infantil, com alunos na faixa etária de 0 a 5 anos, ambos os sexos. Foi aplicado um questionário adaptado de Formigone; Carvalho; Jesus, 2012. Constituído por 8(oito) questões, sendo 04(quatro) questões fechadas e 04(quatro) questões abertas. Os resultados mostraram que 100% dos professores avaliados responderam que as atividades lúdicas auxiliam no desenvolvimento motor dos discentes. Quando perguntados acerca da utilização das atividades lúdicas em suas aulas, 96% responderam que utilizam as atividades lúdicas. Em relação a quais atividades lúdicas são mais utilizadas nas aulas, 44% responderam que as mais utilizadas são: pique-pega, pique sardinha, queimada e esconde esconde; 36% das respostas foi musicalidade; 16% responderam brincadeira com bolas, arcos e associação entre palavra e objeto; 4% responderam pular corda. Conclui-se que a ludicidade quando trabalhada pela educação física oferece para a criança um mundo da imaginação e criatividade. Dessa forma ela aprende a conviver no meio que a cerca. Tendo a percepção do professor de educação física de suma importância professor para o desenvolvimento integral da criança, estimulando e reeducando seus movimentos e a motivando-as.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-16T13:02:42Z No. of bitstreams: 1 21709777.pdf: 1256990 bytes, checksum: 35a1202107eb945e775fb546c5f8867f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:43:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21709777.pdf: 1256990 bytes, checksum: 35a1202107eb945e775fb546c5f8867f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-22T14:43:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21709777.pdf: 1256990 bytes, checksum: 35a1202107eb945e775fb546c5f8867f (MD5) Previous issue date: 2019-11-18en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA ludicidade no desenvolvimento motor da criança na educação infantil: a percepção do professorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-11-18-
dc.identifier.orientadorDantas, Renata Aparecida Eliaspt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21709777.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.