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dc.contributor.authorSilva, Leiliane Severino da-
dc.date.accessioned2020-01-22T14:43:13Z-
dc.date.available2020-01-22T14:43:13Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.citationSILVA, Leiliane Severino da. Introdução das lutas no contexto escolar sobre o olhar do professor de educação física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13880-
dc.description.abstractAs lutas possuem um conteúdo muito rico, possibilitando a aquisição do conhecimento em várias dimensões. Devido este conjunto de conteúdos, as lutas têm seu espaço nas diretrizes curriculares, sendo prevista tanto na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio sendo um sucesso em todas as fases de ensino. O objetivo dessa pesquisa é verificar o olhar dos professores de educação física sobre a inserção do ensino de lutas nas aulas de educação física escolar. Método utilizado foi um questionário com seis questões. Os resultados encontrados foram que 65% afirmaram que utilizam lutas e 35% não utilizam lutas, sendo 54% utilizam de formas lúdicas/recreativas e dos que não utilizam são devido à falta de instrução 42%. Entres as formas de lutas 40% afirmam que são só as formas pré-existente e 60% declaram que qualquer atividade que dois oponentes se enfrentam podem ser consideradas lutas. Quanto ao tipo de luta mais adequado para ser trabalhado nas aulas, o judô apresentou 32%, capoeira 26%, jiu jitsu e karatê 12%, muay thai, sumô, boxe, defesa pessoal, taekwondo e Greco romana 3%. 85% dos professores afirmaram que a luta não gera violência e não deixa o aluno violento e 15% responderam que depende do professor. O estudo concluiu-se que a maioria dos professores de educação física utilizava o conteúdo de lutas nas suas aulas de educação física, por meio de prática lúdicas/recreativas. E que o conteúdo não gera violência entre os alunos, pelo contrário ajuda o aluno a controla sua agressividade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-16T13:05:54Z No. of bitstreams: 1 21709783.pdf: 3425166 bytes, checksum: e4562cf081843beab0e6aeb09ea32c00 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:43:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21709783.pdf: 3425166 bytes, checksum: e4562cf081843beab0e6aeb09ea32c00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-22T14:43:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21709783.pdf: 3425166 bytes, checksum: e4562cf081843beab0e6aeb09ea32c00 (MD5) Previous issue date: 2019-11-18en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLutapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleIntrodução das lutas no contexto escolar sobre o olhar do professor de educação físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-11-18-
dc.identifier.orientadorLima, Filipe Dinato dept_BR
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