Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13883
metadata.dc.type: TCC
Title: O desenvolvimento da congruência em estagiários de psicologia com atuação na Abordagem Centrada da Pessoa – ACP
Authors: Silva, Flávia Christina Rocha da
metadata.dc.identifier.orientador: Abreu, Frederico Guilherme Ocampo
Abstract: O atendimento clínico realizado com base na Abordagem Centrada na Pessoa – ACP é feito a partir das atitudes facilitadoras congruência, compreensão empática e consideração positiva incondicional. A congruência foi considerada por Rogers a mais importante para a relação terapêutica porque está diretamente relacionada ao desenvolvimento da tendência atualizante do cliente. Assim, esta pesquisa é um estudo qualitativo, de viés interpretativofenomenológico, que teve por objetivo principal analisar como estagiários da clínica-escola do CENFOR/UniCEUB vivenciaram o processo de congruência nessa etapa de formação. Os relatos foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, realizadas em três momentos distintos do semestre. A análise foi feita a partir da Análise Fenomenológica Interpretativa – AFI e demonstrou que os participantes vivenciaram a congruência como um jeito de ser, e não como aplicação de uma técnica, o que se afinou com as considerações rogerianas sobre o que significa o terapeuta ser congruente em sua relação com o cliente.
Keywords: Abordagem Centrada na Pessoa
Atitude facilitadora congruência
Formação de terapeuta
Congruência em estagiário clínico
Citation: SILVA, Flávia Christina Rocha da. O desenvolvimento da congruência em estagiários de psicologia com atuação na Abordagem Centrada da Pessoa – ACP. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13883
Issue Date: 16-Dec-2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21172212.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.