Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13886
metadata.dc.type: TCC
Title: Fundamentalismo religioso no governo Bolsonaro: as implicações de um governo sexista para a (re)existência das mulheres brasileiras
Authors: Machado, Aline Campos
metadata.dc.identifier.orientador: Mello, Leonardo
Abstract: Historicamente, forças políticas extremistas serviram-se de discursos conservadores com o intuito de legitimar práticas discriminatórias e manter os privilégios de grupos em situação de poder hegemônico. Seguindo a atual onda conservadora, o governo do presidente Jair Bolsonaro destaca-se por demonstrações públicas de intolerância, principalmente em questões relativas a gênero. Levando em consideração que o novo governo tem pouca, ou nenhuma preocupação no que tange as ações de enfrentamento à violência contra a mulher, e que o discurso político baseado no fundamentalismo religioso cristão legitima o preconceito e a discriminação contra as mesmas, a monografia apresentou como objetivo analisar de que forma o governo Bolsonaro e seus preceitos fundamentalistas produzem novas vivências para as mulheres brasileiras. A pesquisa foi realizada com mulheres residentes no Distrito Federal a partir de uma proposta qualitativa, amparada pelas perspectivas teóricas e metodológicas da Cartografia. O estudo contou com o uso de observação participante, rodas de conversa e diários de campo para facilitar a compreensão e apreensão dos significados que as participantes dão as experiências vividas. Dentre as informações construídas pela análise do discurso, destacaramse: a dificuldade apresentada pelas participantes para identificar as implicações do fundamentalismo religioso em suas vivências, a naturalização da dominação masculina no contexto social e cultural dessas mulheres, a presença de um sofrimento constante gerado pelo cumprimento dos papéis de gênero, o acirramento da solidão da mulher negra mediante os discursos racistas e a criação de diversas estratégias de resistência, principalmente aquelas ligadas à necessidade de autocuidado e de fortalecimento de grupos.
Keywords: Fundamentalismo religioso
Governo Bolsonaro
Gênero
Resistência
Cartografia
Citation: MACHADO, Aline Campos. Fundamentalismo religioso no governo Bolsonaro: as implicações de um governo sexista para a (re)existência das mulheres brasileiras. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13886
Issue Date: Dec-2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21363891.pdf626.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.