Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13888
metadata.dc.type: TCC
Title: Psicanálise na universidade: reflexões sobre as possibilidades da psicanálise nos cursos de psicologia
Authors: Lampert, Hannah Assante
metadata.dc.identifier.orientador: Lagoas, Juliano Moreira
Abstract: A relação entre psicanálise e psicologia nunca foi das mais simples, sendo objeto de extensas e acaloradas discussões, especialmente no que diz respeito às diferenças epistemológicas, técnicas e éticas que atravessam a história de constituição desses dois campos do saber. Com base nas tensões e impasses que caracterizam a inserção da psicanálise nos contextos universitários de formação em psicologia no Brasil, abordaremos os seguintes temas: (i) a formação de psicólogos e psicanalistas; (ii) ensino e transmissão da psicanálise. O objetivo da pesquisa é investigar as possibilidades da Psicanálise no contexto universitário contemporâneo, especialmente nos cursos de Psicologia, a partir do estudo dos fundamentos teóricoclínicos propostos por Sigmund Freud, Jacques Lacan e seus comentadores e, também, de uma análise psicanalítica do discurso de dois psicanalistas que atuam em contexto de ensino e formação. Após analisar as diferenças específicas entre os projetos freudiano e lacaniano a respeito da estrutura do processo de formação de psicanalistas, se fez necessária uma investigação mais aprofundada sobre as particularidades do ensino e da transmissão da psicanálise, com objetivo de, posteriormente, explorar as possibilidades de ensinar e transmitir o saber psicanalítico na universidade. A pesquisa apoia-se na metodologia proposta por Dunker, Paulón e Mílan-Ramos (2016) em “Análise Psicanalítica de Discurso: perspectivas lacanianas” para estabelecer um contraponto entre a forma como se entende e se fala da transmissão e do ensino da psicanálise em dois contextos diferentes: na universidade, nos cursos de psicologia; e nas Escolas de psicanálise de vertente lacaniana. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas. As análises empreendidas foram divididas em dois eixos temáticos: (i) formação do analista: perspectivas; e (ii) psicanálise e universidade: indo além da difusão. Por fim, a partir da rigorosa pesquisa realizada a partir dos textos de Freud, Lacan, comentadores e da análise de discurso, defendemos, no presente trabalho, que é possível respeitar as particularidades do ensino e transmissão da psicanálise em alguns contextos acadêmicos nos cursos de psicologia, ideia esta que aponta para um avanço da psicanálise em um caminho que vai para além de sua divulgação na universidade.
Keywords: Psicanálise
Universidade
Formação
Transmissão
Ensino
Citation: LAMPERT, Hannah Assante. Psicanálise na universidade: reflexões sobre as possibilidades da psicanálise nos cursos de psicologia. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13888
Issue Date: 16-Dec-2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21470855.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.