Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13892
metadata.dc.type: TCC
Title: Religiosidades, subjetividade e saúde mental: um estudo de caso de uma instituição umbandista do Distrito Federal
Authors: Vercesi, Isis Campos
Abstract: O presente estudo teve como objetivo geral a compreensão dos processos subjetivos envolvidos nos itinerários terapêuticos em relação à saúde mental de participantes de uma Instituição Umbandista. Em termos teóricos, a pesquisa ancorou-se nas bases da Psicologia Histórico-Cultural e fez ponte com estudos antropológicos referentes a religiosidades. Em termos metodológicos, o estudo utilizou a metodologia construtivo-interpretativo inspirada na Epistemologia Qualitativa de González-Rey. O processo de construção das informações ocorreu no curso da pesquisa, visto o caráter dialógico-teórico do método construtivointerpretativo, a partir dos seguintes instrumentos: observações dos rituais presentes no local, momentos informais e investigação, por meio de dinâmicas conversacionais, das trajetórias terapêuticas de integrantes que passaram por situações de adoecimento psíquico. As dinâmicas conversacionais ocorreram com três mulheres que apresentavam diagnósticos de transtornos psíquicos, e encontraram alívio de suas aflições com a entrada na Instituição. Como resultados, foi possível observar a importância de uma rede de apoio social na criação de um espaço relacional produtor de subjetividades na promoção de saúde da pessoa, e que levem em consideração o sujeito como ser ativo em seus processos de vida. Os elementos simbólicos religiosos relacionados a transformação pessoal e a infância dos frequentadores, também se mostraram efetivos na produção de subjetividades alternativas às que acarretam em sentimentos de aflição de participantes da Instituição. Enfatiza-se com a pesquisa, a importância de um olhar relativista para o fenômeno do sofrimento psíquico, e da busca pela compreensão e legitimação dos processos subjetivos que envolvem o itinerário terapêutico da pessoa, respeitando seu sistema de crenças religiosas.
Keywords: Subjetividade
Religiosidade
Saúde mental
Umbanda
Psicologia
Antropologia
Citation: VERCESI, Isis Campos. Religiosidades, subjetividade e saúde mental: um estudo de caso de uma instituição umbandista do Distrito Federal. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13892
Issue Date: Dec-2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21498911.pdf974.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.