Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13896
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Braga, Luiza Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T14:51:00Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T14:51:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Luiza Santos. Efeito do uso de instrução, modelação em vídeo e modelagem sobre o comportamento de elogiar e corrigir de professores de Educação Física. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13896 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos do uso de diferentes técnicas da Análise do Comportamento, focando no uso de vídeo, sobre a frequência do comportamento de reforçar em contexto de treino esportivo conduzido por professores. Para tanto, participaram três professores de Educação Física que estavam atuando em escolas, públicas e particulares, da educação infantil ao ensino médio. Foram realizadas com cada participante uma sessão de linha de base e três intervenções. Na Condição de Instrução, os participantes assistiram a um vídeo que continham informações sobre princípios da Análise do Comportamento. Na Condição de Modelação em vídeo, assistiram a um vídeo de um professor executando de maneira eficaz os comportamentos de reforçar os comportamentos de alunos. Na Condição de Modelagem, os participantes assistiram a um vídeo e lhes era dado uma instrução, e durante o período do vídeo os comportamentos dos mesmos eram reforçados pela pesquisadora quando realizavam os comportamentos desejados. Ademais, após cada intervenção ocorreu uma volta à linha de base para registro de possíveis efeitos. Ao final de todas as intervenções e linhas de bases os participantes foram solicitados a assistirem a um vídeo que continha imagens de um contexto diferente do apresentado nas outras fases para se avaliar a generalização dos mesmos. De maneira geral, os resultados apontam que os procedimentos foram eficazes para o aumento no número de emissões de comportamentos reforçadores como elogios e encorajamentos e na diminuição do tempo em que a consequência era apresentada, além da diminuição no uso de correções parciais. Desse modo, os dados apontam para a efetividade de um procedimento breve utilizando-se vídeos obtidos gratuitamente na internet, além de ser possível a aplicação desse estudo em maior escala já que o mesmo demanda menos tempo de execução, e foi-se obtidos resultados condizentes com a literatura. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-17T11:33:59Z No. of bitstreams: 1 21501684.pdf: 503723 bytes, checksum: af0dc39196c0dcdfe9cc24a1adcea531 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:51:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21501684.pdf: 503723 bytes, checksum: af0dc39196c0dcdfe9cc24a1adcea531 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-01-22T14:51:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21501684.pdf: 503723 bytes, checksum: af0dc39196c0dcdfe9cc24a1adcea531 (MD5) Previous issue date: 2019-12 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Modelação em vídeo | pt_BR |
dc.subject | Instrução | pt_BR |
dc.subject | Treinamento de professor | pt_BR |
dc.title | Efeito do uso de instrução, modelação em vídeo e modelagem sobre o comportamento de elogiar e corrigir de professores de Educação Física | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019-12 | - |
dc.identifier.orientador | Moreira, Márcio Borges | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21501684.pdf | 491.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.