Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13901
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Correspondência verbal na atuação profissional de terapeutas iniciantes: efeitos do tipo de pergunta |
Authors: | Silva, Emille Mendes de Souza da |
metadata.dc.identifier.orientador: | Medeiros, Carlos Augusto de |
Abstract: | A correspondência verbal tem sido uma grande área de investigação dentro da Análise do Comportamento. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a correspondência verbal de relatos de terapeutas iniciantes em seu contexto de trabalho, que aqui se refere à clínica, a depender do tipo de pergunta: aberta ou fechada. O estudo foi realizado com dois participantes de 22 e 26 anos, estudantes de Psicologia do 9º e 10º semestres e estagiários na clínica-escola de uma faculdade particular, participantes da atividade de estágio de Terapia Analítico-Comportamental de adultos. O estudo contou com quatro dias de experimento para cada participante, sendo dois dias para cada uma das condições experimentais: pergunta aberta e pergunta fechada. Além disso, foram selecionadas quatro categorias de análise: regra, pergunta fechada, pergunta aberta e pergunta “por que”. A coleta de dados aconteceu com base nas gravações dos áudios de quatro sessões de psicoterapia de cada participante e quatro entrevistas posteriores com os participantes para o relato dos comportamentos e análise da correspondência entre o comportamento observado e o comportamento relatado. Os resultados mostram que os participantes apresentaram mais relatos distorcidos na condição de pergunta aberta do que na condição de pergunta fechada. O objetivo de pesquisa foi atingido, mas a hipótese inicial não foi confirmada. Sugere-se que para novos estudos sejam feitas as adaptações metodológicas necessárias. |
Keywords: | Correspondência verbal Comportamento verbal Pergunta aberta Pergunta fechada Supervisão e Terapia Analítico Comportamental |
Citation: | SILVA, Emille Mendes de Souza da. Correspondência verbal na atuação profissional de terapeutas iniciantes: efeitos do tipo de pergunta. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13901 |
Issue Date: | Dec-2019 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21503474.pdf | 682.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.