Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13901
metadata.dc.type: TCC
Title: Correspondência verbal na atuação profissional de terapeutas iniciantes: efeitos do tipo de pergunta
Authors: Silva, Emille Mendes de Souza da
metadata.dc.identifier.orientador: Medeiros, Carlos Augusto de
Abstract: A correspondência verbal tem sido uma grande área de investigação dentro da Análise do Comportamento. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a correspondência verbal de relatos de terapeutas iniciantes em seu contexto de trabalho, que aqui se refere à clínica, a depender do tipo de pergunta: aberta ou fechada. O estudo foi realizado com dois participantes de 22 e 26 anos, estudantes de Psicologia do 9º e 10º semestres e estagiários na clínica-escola de uma faculdade particular, participantes da atividade de estágio de Terapia Analítico-Comportamental de adultos. O estudo contou com quatro dias de experimento para cada participante, sendo dois dias para cada uma das condições experimentais: pergunta aberta e pergunta fechada. Além disso, foram selecionadas quatro categorias de análise: regra, pergunta fechada, pergunta aberta e pergunta “por que”. A coleta de dados aconteceu com base nas gravações dos áudios de quatro sessões de psicoterapia de cada participante e quatro entrevistas posteriores com os participantes para o relato dos comportamentos e análise da correspondência entre o comportamento observado e o comportamento relatado. Os resultados mostram que os participantes apresentaram mais relatos distorcidos na condição de pergunta aberta do que na condição de pergunta fechada. O objetivo de pesquisa foi atingido, mas a hipótese inicial não foi confirmada. Sugere-se que para novos estudos sejam feitas as adaptações metodológicas necessárias.
Keywords: Correspondência verbal
Comportamento verbal
Pergunta aberta
Pergunta fechada
Supervisão e Terapia Analítico Comportamental
Citation: SILVA, Emille Mendes de Souza da. Correspondência verbal na atuação profissional de terapeutas iniciantes: efeitos do tipo de pergunta. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13901
Issue Date: Dec-2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21503474.pdf682.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.