Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13913
metadata.dc.type: TCC
Title: Mapa perceptual: uma investigação do posicionamento das marcas próprias com relação às marcas tradicionais
Authors: Santos, Lucas Moraes Guaritá dos
metadata.dc.identifier.orientador: Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa
Abstract: Através de uma massiva integração entre as nações, empresas de diversos países se instalaram na sociedade brasileira, com as mais variadas propostas e produtos para os consumidores. Agregado a esse contexto, as “empresas multinacionais” trouxeram as “Marcas” internacionais, e o todo o reconhecimento global, portanto a motivação desta pesquisa deve-se à mudança comportamental observada nos últimos anos no mercado mundial, na qual a indústria varejista vem analisando como o setor é extremamente afetado em momentos de crise econômica. Desta reflexão surgiu uma inquietação: Como as marcas próprias se posicionam frente aos concorrentes tradicionais? A Indústria alimentícia varejista foi escolhida, pois ela é o setor que está mais presente na criação de marcas próprias no mercado brasileiro. O método utilizado foi pesquisa descritiva sobre o tema em questão e o instrumento para coleta de dados foi um questionário. A análise de dados foi quantitativa. Como resultado, foi identificado que existe um posicionamento diferenciado entre marcas próprias e marcas tradicionais, onde os grandes diferenciais são: o preço e qualidade do produto.
Keywords: Mapa perceptual
Marca própria
Posicionamento de mercado
Citation: SANTOS, Lucas Moraes Guaritá dos. Mapa perceptual: uma investigação do posicionamento das marcas próprias com relação às marcas tradicionais. 2017. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13913
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21444844.pdf524.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.