Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13917
metadata.dc.type: TCC
Title: Prevenção de perdas: estudo de caso de uma empresa do varejo farmacêutico com politicas de prevenção de perdas ativas
Authors: Mesquita, Itanamara de Medeiros
metadata.dc.identifier.orientador: Silveira, Sérgio
Abstract: Compreende-se por perdas, a diferença identificada entre o estoque físico e o contábil e a prevenção de perdas, a responsável por identificar e criar estratégias para mitigar essa diferença. A prevenção de perdas passou a ter relevância no varejo brasileiro após a estabilidade financeira a partir de meados dos anos 1990, onde os gestores perceberam que o modelo de gestão baseado somente em aumentar receitas não era suficiente para um crescimento sustentável das organizações. Pensar em novas estratégias para reduzir custos, prejuízos e aumentar a rentabilidade era fundamental para tornar-se competitivo. O varejo farmacêutico brasileiro ocupa hoje a sexta colocação no mercado mundial, com uma venda anual que supera os 85 bilhões de reais e com uma perda acima de 1,20%. Com a expansão do setor farmacêutico, as associações passaram a mensurar as perdas no varejo, com apoio de empresas e fundações que realizam pesquisas anuais, com o intuito de orientar o setor a controlar os processos operacionais de forma mais eficiente. O estudo de caso foi realizado em uma empresa do varejo farmacêutico brasileiro com grande importância na região do Centro-Oeste e que há oito anos passou a executar sua estratégia de crescimento nacional, implantando o setor de prevenção de perdas. Para isso, contratou e capacitou pessoas para mensurar o estoque físico, com inventários periódicos; classificou e criou indicadores de perdas; redesenhou os processos com foco em eficiência e envolveu toda a empresa com campanhas de fiscalização a fim de mitigar as perdas e aumentar o lucro da empresa.
Keywords: Prevenção de perdas
Varejo farmacêutico
Estoque
Citation: MESQUITA, Itanamara de Medeiros. Prevenção de perdas: estudo de caso de uma empresa do varejo farmacêutico com politicas de prevenção de perdas ativas. 2017. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13917
Issue Date: 6-Nov-2017
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21459956.pdf685.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.