Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13939
metadata.dc.type: Monografia
Title: Simples nacional x lucro presumido: uma comparação da carga tributária da empresa quality administração condominial entre os regimes tributários
Authors: Matos, Matheus Guimarães de
Abstract: Este trabalho tem a proposta definir o enquadramento tributário mais eficiente para a Quality Administração Condominial, que é uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) situada em Brasília, Distrito Federal, tributada pelo Simples Nacional. A definição se deu a partir da comparação do dispêndio tributário gerado entre os anos de 2017 e 2018 pelo Simples Nacional e uma simulação caso a mesma apurasse os impostos pelo Lucro Presumido. A metodologia utilizada no trabalho foi o estudo descritivo a partir de uma análise qualitativa dos dados coletados realizada a partir de um estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizados registros contábeis e análise de documentos disponibilizados pela empresa. A simulação foi praticada a partir da aplicação de um enquadramento tributário diferente e seu impacto direto sobre o faturamento. Ao final do trabalho, foi diagnosticado que o Simples Nacional foi o enquadramento tributário menos oneroso, sendo assim, a forma mais econômica de tributação para a Quality dentro do período estudado.
Keywords: Enquadramento tributário
Lucro Presumido
Simples Nacional
Citation: MATOS, Matheus Guimarães de. Simples nacional x lucro presumido: uma comparação da carga tributária da empresa quality administração condominial entre os regimes tributários. 2019. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13939
Issue Date: 2019
Appears in Collections:CON - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21501853 .pdf721,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.