Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13952
metadata.dc.type: TCC
Title: Como o 11 de setembro mudou a política migratória estadunidense: um estudo de caso do tratamento aos estrangeiros
Authors: Carvalho, Caroline Guilhen Rossi e
metadata.dc.identifier.orientador: Dias, Federico Seixas
Abstract: Este trabalho foi realizado para analisar o impacto do ocorrido com os ataques do 11 de Setembro, um atentado terrorista feito por imigrantes legais dos EUA que marcou a políticaamericana da “Guerra ao Terror” a partir da data, e como esse fenômeno imprevisível mudou, significativamente, a postura norte-americana. Tem o objetivo de apresentar as iniciativas, imediatas, que foram tomadas e que aumentaram o poder de ação repressiva do Estado em um processo de tentativa de securitização da imigração, mostrar a nova visão de segurança do país, como sua ampliação para ideia da multisetorialidade, que vai além de questões militares, trazidas no pós Guerra Fria, diante da ótica originada pela Escola de Copenhague e formalizada no surgimento da teoria da securitização, no qual um tema que antes era dito como tema de agenda pública transforme-se em algum motivo, em temática de emergência que pode influenciar na segurança nacional e internacional. Considera, também, como e quais foram às estratégias tomadas depois dos ataques, suas relações com a política migratória de contenção adotada por Bush e pelos governos subsequentes. A criação de um estereótipo de “inimigo” e a luta, por parte do Governo americano, do “bem contra o mal”, com a possibilidade de comparação, de como os presidentes, que passaram pelo governo desde então, apesar de características pessoais específicas que marcaram cada mandato, acabam seguindo uma mesma linha de política migratória. A pesquisa, a seguir, está dividida em três capítulos, o primeiro que relata o contexto que se deu os ataques, o segundo, a explicação teórica e as diferentes concepções do que é ameaça e, por fim, uma análise dos últimos governos americanos que sucederam o fato analisado. Para concluir é possível dizer que a securitização de um tema não gera necessariamente o aumento da segurança do Estado securitizador, e o país das oportunidades vira um deportador de pessoas.
Keywords: 11 de Setembro
Guerra ao terror
Imigração
Reforma Migratória nos EUA
Ameaça
Segurança
Securitização
Citation: CARVALHO, Caroline Guilhen Rossi e. Como o 11 de setembro mudou a política migratória estadunidense: um estudo de caso do tratamento aos estrangeiros. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciência Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13952
Issue Date: 29-Oct-2019
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21241050.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.