Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13954
metadata.dc.type: TCC
Title: Redimensionamento de lajes e vigas de uma estrutura de concreto armado em situação de incêndio conforme NBR 15200:2012
Authors: Silva, Thamires Juliana Resende
metadata.dc.identifier.orientador: Lima, Jocinez Nogueira
Abstract: A proteção da vida humana e bens patrimoniais torna-se de elevada importância a realização de projetos de segurança contra incêndio. Em decorrência de vários de casos de incêndio seguido de mortes, o Brasil se viu na necessidade de implementar leis e a induzir estudos para os casos de incêndio, sendo a última divulgação do assunto com a norma NBR 15200 (2012), Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio, publicada em 2012. O concreto possui propriedades significativas quanto à resistência ao fogo. Porém com a elevação da temperatura há uma redução considerável de resistência dos elementos estruturais, podendo levar a edificação ao colapso. Para demonstrar tal fenômeno, são apresentadas na revisão bibliográfica o comportamento do aço e do concreto submetidos a altas temperaturas. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar um comparativo de dimensionamento das lajes e vigas de um projeto de concreto armado, atendendo os requisitos da NBR 6118 (2014) - Projeto de estruturas de concreto - Procedimento e as verificações de segurança em situação de incêndio segundo a NBR15200 (2012), demostrando também a diferença de quantitativos. A partir dos resultados obtidos poderá concluir se houve impacto ou não do redimensionamento da estrutura, demostrando assim importância da utilização das normas em relação a incêndio nos projetos estruturais.
Keywords: Incêndio
Estruturas de concreto armado
Dimensionamento
Citation: SILVA, Thamires Juliana Resende. Redimensionamento de lajes e vigas de uma estrutura de concreto armado em situação de incêndio conforme NBR 15200:2012. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13954
Issue Date: 9-Aug-2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21316286.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.