Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13984
metadata.dc.type: TCC
Title: Machine learning aplicado na estimativa do coeficiente de mola de estacas com validação por meio de provas de carga estáticas
Authors: Oliveira, Yuri Miguel de
metadata.dc.identifier.orientador: Bahia, Gabriela de Athayde Duboc
Abstract: Na concepção dos projetos estruturais é comum a utilização do coeficiente de mola na tentativa de melhorar a representatividade global das deformações impostas a uma edificação durante a sua vida útil. Isso implica em construções mais duráveis e possibilidade de diminuição dos valores de coeficiente de segurança propostos aos projetos. Porém, a determinação deste parâmetro, ainda hoje, é feita de forma empírica, e são poucos os estudos voltados a entender melhor sua correlação com a rigidez do solo. Neste presente trabalho, estudou-se um modelo de predição do coeficiente de mola de forma a correlacionar dados de provas de carga e sondagens SPT para estacas do tipo escavada e hélice continua executadas em solos da região do Distrito Federal. Primeiramente, criou-se um banco de dados por meio de provas de carga e sondagens. Posteriormente, a criação de um algoritmo capaz de prever o valor do coeficiente de mola, utilizando técnicas de machine learning fundamentadas no aprendizado supervisionado. Finalmente foi avaliada a capacidade de aprendizado deste modelo em relação aos dados analisados. Essa proposição demostrou ser promissora para o avanço destes estudos, sendo obtido um valor de 87% de precisão para um campo amostral de 688 (seiscentos e oitenta e oito). Dessa forma, este estudo colabora para a elaboração de uma nova metodologia de controle de qualidade de estruturas e fundações.
Keywords: Coeficiente de mola
Provas de carga
Sondagens SPT
Machine learning
Aprendizado
Supervisionado
Citation: OLIVEIRA, Yuri Miguel de. Machine learning aplicado na estimativa do coeficiente de mola de estacas com validação por meio de provas de carga estáticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13984
Issue Date: 2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21456352.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.