Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13991
metadata.dc.type: TCC
Title: Elaboração de um manual referente a tipologia das fissuras em alvenarias como ferramenta para auxiliar no diagnóstico das manifestações patológicas de edificações com validação por meio de estudo de caso
Authors: Sampaio, Victor Eduardo Pereira
metadata.dc.identifier.orientador: Bahia, Gabriela de Athayde Duboc
Abstract: A fissura pode ser definida como uma ruptura no elemento construtivo podendo ser originada por diversas causas e atingir diversas formas. As fissuras correspondem a cerca de 20% das manifestações hoje encontradas e sua evolução, bem como sua tipologia, devem ser acompanhadas e registradas com cautela. Isso porque a fissura pode ser o aviso de um eventual estado perigoso para a estrutura, pode comprometer o desempenho de um elemento da edificação ou sua integridade, além do constrangimento psicológico que gera sobre seus usuários. O presente trabalho tem como objetivo a criação de um manual de fissuras em alvenarias como ferramenta para auxiliar no diagnóstico de manifestações patológicas de edificações, sendo este utilizado em um estudo de caso, realizado em Brasília, para sua validação. Um bom diagnóstico permite que o responsável técnico constate o problema para posteriormente definir a melhoria a ser desenvolvida. O trabalho foi realizado por meio de pesquisas no estado da arte, regulamentos, livros, artigos, monografias e sites da internet para melhor compreensão e exposição do assunto visando à análise das tipologias de fissuras em alvenarias mais recorrentes nas edificações. O manual foi realizado abordando as principais causas de fissuras em alvenarias, englobando as fissuras por movimentações térmicas, sobrecargas, deformabilidade excessiva de estrutura de concreto armado, movimentações higroscópicas, retração, reações químicas e recalques de fundação. Sendo assim, foi realizada uma vistoria nas alvenarias de uma edificação residencial, situada em Brasília, de forma a atestar o manual desenvolvido. Dessa forma, foi observado que a utilização do manual auxiliou no diagnóstico das manifestações patológicas encontradas na vistoria, podendo ainda, amparar o responsável na escolha do método de recuperação dessas áreas.
Keywords: Fissura
Bloco
Alvenaria
Edificação
Construção civil
Citation: SAMPAIO, Victor Eduardo Pereira. Elaboração de um manual referente a tipologia das fissuras em alvenarias como ferramenta para auxiliar no diagnóstico das manifestações patológicas de edificações com validação por meio de estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13991
Issue Date: 5-Feb-2019
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21468605.pdf3.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.