Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13995
metadata.dc.type: TCC
Title: Espacialização do subsolo de um empreendimento residencial localizado em brasília com a utilização do Software Rockworks
Authors: Silva, Karinne Hayssa Marques
metadata.dc.identifier.orientador: Bahia, Gabriela de A. D.
Abstract: A necessidade do conhecimento das características do subsolo vem crescendo gradativamente em obras da engenharia civil, exigindo assim informações cada vez mais confiáveis para o planejamento de um empreendimento. O ensaio de simples reconhecimento dos solos (SPT) é extremamente importante para identificar essas características. A cidade de Brasília, apesar de ter pouca idade e ser uma cidade planejada, apresenta solos problemáticos, sendo sua estrutura porosa e colapsível, de forma que em quase toda a área urbana ocorre uma camada superficial de argila com baixa capacidade de suporte. O conhecimento da espacialização do subsolo utilizando a ferramenta computacional Rockworks 16 é capaz de fornecer em tempo hábil uma forma mais facilitada de visualização das camadas e parâmetros do solo, permitindo que as obras subterrâneas sejam dimensionadas e locadas de modo a garantir menor custo e tempo de execução. No presente trabalho é demonstrado graficamente e analiticamente como o programa pode colaborar com o projeto geotécnico de fundações em um estudo de caso apresentando um subsolo complexo localizado no Gama/DF. Como resultados obtiveram-se: mapas de locação dos furos de sondagens, mapas volumétricos de camadas de solos 2D e 3D, mapas volumétricos de níveis interpolados de Nspt 2D e 3D e mapas volumétricos 3D com a indicação de aqüíferos. A análise desse estudo de caso comprovou que o software Rockworks 16 oferece a inserção de uma interpretação aprimorada ao dia a dia do engenheiro geotécnico, pois facilita processos de modelagem rapidamente e é capaz de apresentar um subsolo em representações simplificadas com dados de estratigrafia e de valores pontuais numéricos.
Keywords: SPT
Espacialização
Rockworks
Citation: SILVA, Karinne Hayssa Marques. Espacialização do subsolo de um empreendimento residencial localizado em brasília com a utilização do Software Rockworks. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13995
Issue Date: 8-Jul-2019
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21485806.pdf5.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.