Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14008
metadata.dc.type: TCC
Title: O retrofit como forma de atualização tecnológica e sustentável de fachadas de edificação: estudo de caso do Edifício Venâncio 2000
Authors: Souto, Lorena da Cruz
metadata.dc.identifier.orientador: Bahia, Gabriela de Athayde Duboc
Abstract: Com a finalidade de alcançar um processo de modernização, o retrofit aparece como um processo de renovação que alia técnicas de inovação e tecnologia aplicadas a edificações consideradas ultrapassadas e/ou fora de norma, com o intuito de transformar e aperfeiçoar um ambiente sem perder sua essência e história. O artifício do retrofit também é observado em termos de sustentabilidade, tendo em vista não apenas a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, mas também a instalação de tecnologias sustentáveis, o que pode corroborar para uma valorização da construção. O presente trabalho tem como objetivo estudar e identificar as diferentes tecnologias de retrofit aplicadas a fachadas de edificações, com a finalidade de apresentar seus conceitos, tipos, técnicas e vantagens. Para isso, será apresentado o caso do shopping Venâncio 2000 em Brasília, que passou recentemente pelo mesmo processo. O estudo focado no retrofit de sua fachada mostrou a viabilidade desse processo no empreendimento que recuperou o investimento, aumentando a vida útil de uma tradicional edificação, proporcionando ainda conforto, estética e funcionalidade.
Keywords: Retrofit
Fachada
Edificações
Modernização
Sustentabilidade
Citation: SOUTO, Lorena da Cruz. O retrofit como forma de atualização tecnológica e sustentável de fachadas de edificação: estudo de caso do Edifício Venâncio 2000. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14008
Issue Date: 6-Feb-2019
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21508705.pdf22.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.