Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14012
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação quantitativa dos viadutos da 205/206 E 105/106 norte, localizados em Brasília/DF, utilizando a metodologia GDE/UnB
Authors: Cunha, Denise Pereira da
metadata.dc.identifier.orientador: Bahia, Gabriela de Athayde Duboc
Abstract: Pontes e viadutos de concreto armado são obras de arte especiais (OAE’s) fundamentais para que rodovias e ferrovias transponham obstáculos artificiais ou naturais. Essas estruturas estão sujeitas à ação de diversas manifestações patologicas em função do seu uso contínuo e da falta de uma gestão eficiente dessas manutenções, o que pode comprometer o desempenho previsto para estrutura. Para manter as condições de uma OAE, são necessárias inspeções periódicas visando identificar os processos de deterioração existentes e potenciais, preveni-los e corrigi-los em tempo hábil e de forma econômica. A determinação precisa e o controle das manifestações patológicas que afetam as estruturas em questão demandam determinados procedimentos de inspeção e avaliação que dependerão do tipo e porte da construção. Além disso, devem ser estabelecidos procedimentos e métodos-padrão, no sentido de sistematizar as avaliações. Diante disso, o presente trabalho propõe a aplicação da Metodologia GDE/UnB de Castro (1994) para análise de três viadutos situados em Brasília – DF, com o objetivo principal de quantificar o grau de deterioração da estrutura. Por meio dessa metodologia foi possivel constatar que os viadutos analisados se enquadraram no nível de deterioração médio, com necessidade de intervenção em médio prazo, logo, foram propostas recomendações, visando sanar as manifestações patológicas.
Keywords: Obras de arte especiais
Manifestações patólogicas
Viaduto
Citation: CUNHA, Denise Pereira da. Avaliação quantitativa dos viadutos da 205/206 E 105/106 norte, localizados em Brasília/DF, utilizando a metodologia GDE/UnB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14012
Issue Date: 8-Aug-2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21555004.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.