Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14014
metadata.dc.type: TCC
Title: Desativação do aterro controlado do jóquei x transferência para o aterro sanitário de Brasília: análises dos principais aspectos sociais e ambientais
Authors: Ferreira, Rafael de Sousa
metadata.dc.identifier.orientador: Farias, Rideci
Abstract: Diante do crescente aumento da população, vinculado ao alto padrão de consumo, tem-se um acréscimo na geração de resíduos sólidos urbanos, aos quais necessitam de um gerenciamento adequado e eficiente. Pensando nisso, o Governo do Distrito Federal estabeleceu a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, visando atender o que regulamenta a Lei de nº 12.305 de 2010, houve a necessidade da desativação parcial do aterro controlado do Jóquei e a transferência dos resíduos gerados na Capital Federal para o aterro sanitário de Brasília. Este trabalho consiste em fazer uma análise dos principais aspectos socioambientais com desativação e transferência dos aterros por meio de vantagens e desvantagens, para a sociedade em geral, para o catadores de matérias reciclável e para o meio ambiente. Devido ao grau de poluição apresentados no ACJ e o processo de transferência dos resíduos para o ASB, o governo visa implantar medidas para minimizar os impactos ambientais de forma adequada, juntamente com a inclusão de programas sócias ligados diretamente na transição dos aterros. Esta pesquisa insere uma abordagem qualitativa e quantitativa, e faz revisão em bases e dados secundários com consultas em inúmeras mídias impressas e virtuais. A análise contribuiu para a compreensão e o entendimento de setores da sociedade.
Keywords: Aterro controlado do jóquei
Aterro Sanitário de Brasília
Catador de material reciclável
Socioambiental
Citation: FERREIRA, Rafael de Sousa. Desativação do aterro controlado do jóquei x transferência para o aterro sanitário de Brasília: análises dos principais aspectos sociais e ambientais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14014
Issue Date: 10-Aug-2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21608022.pdf2.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.