Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14035
metadata.dc.type: TCC
Title: Oito meses e vinte tons de sangue: análise da cobertura jornalística nos casos de feminicídio no Distrito Federal
Authors: Santos, Nathália Caeiro Gomes
metadata.dc.identifier.orientador: Di Angellis, Guilherme
Abstract: Esta monografia tem como objetivo analisar e questionar a cobertura jornalística em casos de feminicídio no Distrito Federal, durante o mês de agosto de 2018, a partir dos jornais Correio Braziliense e Metrópoles. Neste mesmo mês a Lei Maria da Penha completou 12 anos e foi comemorada, pelo segundo ano, a campanha Agosto Lilás, que representa a luta contra a violência de gênero e feminicídio. Este trabalho foi motivado pois, entre os meses de janeiro e agosto de 2018, foram registrados 20 feminicídios no Distrito Federal, mesma quantidade registrada durante todo o ano de 2017. Além disso, pretende-se posicionar a mídia como recurso para divulgação, enfrentamento, conscientização e reivindicação em casos de violência contra a mulher. Para esta análise foram utilizadas teorias da comunicação, pesquisas sobre o número de feminicídios nos âmbitos regional, nacional e mundial e autores para explicar termos específicos relacionados ao tema. As análises das reportagens seguiram a metodologia de Bardin (1988), sendo dividida em: préanálise, análise e tratamento.
Keywords: Feminicídio
Gênero
Jornalismo
Feminismo
Comunicação
Citation: SANTOS, Nathália Caeiro Gomes. Oito meses e vinte tons de sangue: análise da cobertura jornalística nos casos de feminicídio no Distrito Federal. 2018. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14035
Issue Date: 2018
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21553727.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.