Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14088
metadata.dc.type: | Livro |
Title: | Ensinar e aprender na universidade: saberes essenciais da didática do ensino superior |
Authors: | Ciarallo, Gilson |
Abstract: | O livro está dividido em quatro partes. Na parte um coloca-se sob exame a peculiaridade da construção dos saberes no contexto universitário, destacando as suas características principais. O educador e o educando, atores envolvidos nessa construção, são também trazidos à reflexão, dando-se destaque ao papel que o professor universitário desempenha nesse contexto. Na segunda parte visitam-se aspectos teóricos importantes da reflexão didático-pedagógica que são relevantes para o contexto universitário, dando-se primazia aos conceitos pertinentes para as reflexões existentes no restante do livro. O foco da terceira parte é a aula universitária, sobretudo como está configurada nos quadros universitários atuais e de como se pode reconfigurá-la considerando as perspectivas didático-pedagógicas aventadas. A quarta parte está voltada para o planejamento, considerando como a dimensão da reflexão didático-pedagógica se equaciona nos diversos âmbitos em que a educação superior é pensada antecipadamente. Descrevem-se, primeiramente, as diretrizes curriculares, o plano de desenvolvimento institucional e o projeto político-pedagógico; logo após, estudam-se os instrumentos de planejamento mais conhecidos do docente do ensino superior: o plano de ensino, o plano de aula e a avaliação da aprendizagem. |
Keywords: | Didática Ensino Superior Universidade Docência |
Citation: | Ciarallo, Gilson. Ensinar e aprender na universidade: saberes essenciais da didática do ensino superior. Brasília: UniCEUB, 2020. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14088 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | BIB - EBooks |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ebook ensinar e aprender na universidade.pdf | 3.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.