Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14155
metadata.dc.type: TCC
Title: Café, câmbio e inflação: as implicações da administração da política monetária no início da república brasileira (1889 - 1893)
Authors: Cruz, Breno Fernandes Sobreira Menezes
metadata.dc.identifier.orientador: Muñoz, Luciano da Rosa
Abstract: O referido artigo busca escrutar as medidas de política monetária adotadas pelos primeiros governos republicanos no Brasil frente aos desafios econômicos que sucedem o golpe de 1889. Mediante análise do contexto político e econômico do período em questão,o presente estudo objetiva identificarediscutirasimplicaçõessociaiseeconômicasdecorrentes do direcionamento do novo regime perante as variações internacionais do preço do café, não obstante as pressões internas exercidas pela elite cafeeira e a crescente mão de obra assalariada. Deste modo, a condução da política monetária é analisada sob a ótica metodológica da escola austríaca de economia. Por se tratar de uma temática pertencente ao campo da formação econômica brasileira, foi possível concluir que o objeto de estudo, além de marcar a transição para o regime republicano, também perpetuou um modelo de política monetária 'in'convenientemente aplicada na atualidade
Keywords: Inflação
Política monetária
Expansão de crédito
Câmbio
Encilhamento
Publisher: UniCEUB
Citation: CRUZ, Breno Fernandes Sobreira Menezes. Café, câmbio e inflação: as implicações da administração da política monetária no início da república brasileira (1889 - 1893). 2020. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14155
Issue Date: 2020
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Breno Sobreia 21554450.pdf750.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.