Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14162
metadata.dc.type: TCC
Title: Projeto Brasil-África, igualdade de gênero: inovações e potencialidades na cooperação sul-sul trilateral: o impacto na vida das mulheres e meninas em Moçambique
Authors: Costa, Emanuela Baptista Pantoja da
metadata.dc.identifier.orientador: Medeiros, Fernanda Luíza S. de
Abstract: O presente artigo pretende abordar como o projeto Brasil-África impactou a vida das mulheres e meninas de Moçambique, de acordo com a perspectiva feminista e o empoderamento feminino. Este trabalho mostra a necessidade de expor a violência e as desigualdades de gênero, as quais ocorrem com maior frequência em países em desenvolvimento como é o caso de Moçambique, exemplificado por meio de dados sociais aqui trazidos. Também procura mostrar o empoderamento como instrumento, meio e fim em si mesmo, diferenciando-o de desenvolvimento, além de abordar a opressão epistêmica nas Relações Internacionais, que silenciou o tema por muitos anos.
Keywords: Empoderamento
Opressão
Oprimido
Poder
Violência
Silêncio
Mulheres
Liberdade
Recursos
Reprodução
Estrutura
Capacitação
Desigualdade
Publisher: UniCEUB
Citation: COSTA, Emanuela Baptista Pantoja da. Projeto Brasil-África, igualdade de gênero: inovações e potencialidades na cooperação sul-sul trilateral: o impacto na vida das mulheres e meninas em Moçambique. 2020. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14162
Issue Date: 2020
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emanuela Costa 21653561.pdf366.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.