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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14273
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Matos, Luísa Motta | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-16T14:56:27Z | - |
dc.date.available | 2020-09-16T14:56:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-30 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Luísa Motta. A relação entre motoristas parceiros e a empresa uber sob a perspectiva trabalhista. 2020. Monografia (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14273 | - |
dc.description.abstract | A economia do compartilhamento é um fenômeno recente, com rápida expansão e enorme potencial de desenvolvimento econômico, sendo uma grande influenciadora dos novos tipos de trabalho verificados na atualidade e cada vez mais comuns no Brasil, a exemplo dos motoristas de aplicativo. A partir disso, verifica-se a discussão, no âmbito do Direito do Trabalho, se tais trabalhadores seriam autônomos ou empregados. O objetivo do presente artigo se traduz na análise de como essa questão está sendo tratada na Justiça do Trabalho e quais soluções são propostas na tentativa de enquadrar esses trabalhadores em determinada classificação laboral. A princípio, realizou-se um exame conceitual a respeito das características da economia do compartilhamento e do funcionamento da empresa Uber. Em seguida, verificou-se quais elementos caracterizam um trabalho como vínculo de emprego ou como prestação de serviço autônomo, para então se analisar julgados com diferentes posicionamentos sobre o tema. Ao final, apresentou-se uma terceira proposta, na qual os motoristas de aplicativo não estariam inseridos nem na classificação de empregados, nem na classificação de trabalhadores autônomos, sendo necessária a criação de um novo instituto trabalhista que observe as peculiaridades desse tipo de trabalho. Apurou-se que os institutos trabalhistas já existentes não se mostram suficientes para fornecer a segurança jurídica necessária aos trabalhadores inseridos na economia do compartilhamento, devendo ser considerada e estudada a criação de uma nova categoria que mantenha a viabilidade das atividades econômicas desse meio, mas que ao mesmo tempo forneça garantias e proteção aos trabalhadores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2020-08-27T20:28:58Z No. of bitstreams: 1 Luísa Matos 21606588.pdf: 364248 bytes, checksum: ce736799e6596077b0cfa14f07f43ccc (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Economia do compartilhamento | pt_BR |
dc.subject | Uber | pt_BR |
dc.subject | Motoristas de aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Relação de emprego | pt_BR |
dc.subject | Trabalho autônomo | pt_BR |
dc.title | A relação entre motoristas parceiros e a empresa uber sob a perspectiva trabalhista | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2020-08-27 | - |
dc.identifier.orientador | Silva, Claudio Santos da | pt_BR |
dc.publisher | UniCEUB | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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