Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Natália Pimenta-
dc.date.accessioned2020-09-16T20:36:42Z-
dc.date.available2020-09-16T20:36:42Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Natália Pimenta. Esportes eletrônicos (e-sports): aplicabilidade da legislação atual aos atletas de esportes eletrônicos (cyberatletas). 2020. Monografia (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14278-
dc.description.abstractA monografia abordará os esportes eletrônicos. Conhecidos como e-Sports, referem-se a uma prática desportiva organizada e competitiva, realizada por meio de videogame. Mediante revisão bibliográfica e jurisprudencial, o presente trabalho buscará apresentar essa nova atividade, bem como a realidade fática vivida por seus praticantes, os cyberatletas, analisando como as normas e os projetos de leis existentes podem diminuir lacunas e ambiguidades que afetam a modalidade. Inicialmente, serão abordados os ramos do direito que afetam diretamente a atividade, quais sejam, o Direito do Trabalho e o Direito Desportivo. Na sequência, será apresentado o conceito dos esportes eletrônicos, sua história e relevância no contexto social e econômico. Também será descrito o panorama atual vivido pelos cyberatletas, detalhando o dia a dia e as especificidades de seus contratos. Em seguida, será exposta a discussão acerca do reconhecimento dessa nova modalidade como esporte para, enfim, debater sobre a necessidade de se criar uma legislação específica para o e-Sports, questionando se as leis existentes não seriam suficientes para resguardar a proteção de seus praticantes. Os esportes eletrônicos têm grande similaridade com a prática do esporte profissional, principalmente, com o futebol. Logo, pretende-se demonstrar que o Direito do Trabalho e o Direito Desportivo, através da legislação atualmente em vigor, seriam suficientes para garantir a proteção desses cyberatletas, sendo suficiente a inserção de um dispositivo legal que reconhecesse o desporto virtual como manifestação da prática esportiva, permitindo que a legislação brasileira amparasse os cyberatletas, por meio da Lei Pelé e, subsidiariamente, da CLT.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by denison pereira (denison.rolim@uniceub.br) on 2020-08-27T15:03:19Z No. of bitstreams: 1 Natalia Silva 21551433.pdf: 691925 bytes, checksum: afa1bac8a0b82f8e6e6de683280834ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2020-09-16T20:36:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Natalia Silva 21551433.pdf: 691925 bytes, checksum: afa1bac8a0b82f8e6e6de683280834ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-16T20:36:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Natalia Silva 21551433.pdf: 691925 bytes, checksum: afa1bac8a0b82f8e6e6de683280834ff (MD5) Previous issue date: 2020-08-27en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectE-Sportspt_BR
dc.subjectEsporte(s) eletrônico(s)pt_BR
dc.subjectJogo(s) eletrônico(s)pt_BR
dc.subjectAtleta profissionalpt_BR
dc.titleEsportes eletrônicos (e-sports): aplicabilidade da legislação atual aos atletas de esportes eletrônicos (cyberatletas)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2020-08-27-
dc.identifier.orientadorSilva, Claudio Santos dapt_BR
dc.publisherUniCEUBpt_BR
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natalia Silva 21551433.pdf675.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.