v. 2, n. 3, 1º sem. 2020 : [14] Collection home page

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Editorial

A publicação do Caderno Temático do Estudante de Psicologia tem como principal objetivo incentivar os estudantes a se engajarem na atividade acadêmica, além de possibilitar a divulgação de bons trabalhos produzidos no Curso de graduação de Psicologia do UniCEUB. Trata-se, na verdade, de uma espécie de coroamento dos esforços e dedicação dos alunos a diversas atividades de pesquisa desenvolvidas no decorrer do seu curso de graduação. O currículo do curso de Psicologia do UniCEUB contempla, ao longo de todo o percurso do estudante, um núcleo de várias disciplinas voltadas para sua iniciação à atividade de pesquisa. Logo nos primeiros semestres, ele tem a oportunidade de matricular-se na primeira delas, que tem como objetivo proporcionar-lhe condições para que compreenda e distinga a natureza da pesquisa qualitativa e da quantitativa, em Psicologia, ao tempo em que também é iniciado na atividade de elaborar um projeto de pesquisa. Num semestre seguinte, ele terá a oportunidade de se vincular a um projeto de pesquisa de um professor-pesquisador, que também é professor do Mestrado em Psicologia nessa IES, e executar todas as etapas da pesquisa. Ao final deste componente curricular, espera-se que entregue um relatório completo da investigação que conduziu. Seguindo, o estudante terá também a oportunidade de redigir um artigo sobre a pesquisa que realizou, sob a orientação desse mesmo professor. Assim, no decorrer de todo o curso, ele passa pelo que, comumente, é chamado de iniciação científica. Ou seja, no curso de Psicologia do UniCEUB, a iniciação científica está incorporada ao próprio currículo e é destinada a todos os estudantes. Ao chegar no último ano do curso, o estudante deverá redigir e defender uma monografia. Para tanto, no decorrer de dois períodos letivos, contará com a orientação e supervisão de um professor que o acompanhará desde a elaboração do projeto de pesquisa até sua execução, que culmina com a apresentação da monografia a uma banca de avaliadores. Como é de se esperar, em todo o percurso de iniciação e preparação dos estudantes para a atividade de pesquisa, há sempre aqueles que se destacam por seu desempenho, esforço e dedicação. Para que esse esforço e dedicação não se percam no vazio e adquiram um sentido maior para os estudantes, a Coordenação do Curso de Psicologia do UniCEUB teve a iniciativa de criar o Caderno Temático do Estudante de Psicologia. Cada caderno temático é organizado e editado pelo professor ou professores responsáveis pela orientação dos trabalhos dos estudantes, a quem cabe fazer a apresentação da edição e discorrer brevemente sobre a importância do tema tratado. O Caderno não terá uma periodicidade regular, pois depende da possibilidade de haver trabalhos suficientes para compor uma unidade temática. Ao mesmo tempo, num mesmo semestre poderá ser publicado mais de um Caderno temático, visto que há vários professores que orientam as diversas atividades de iniciação científica num mesmo semestre. Além disso, os professores organizadores poderão também incluir trabalhos de seus estudantes do Curso de Mestrado em Psicologia do UniCEUB. Com essa iniciativa, esperamos incentivar os estudantes a dedicarem-se à atividade acadêmica ou, talvez, melhor dizendo, trata-se, na verdade, de um convite a todos que desejarem participar e colaborar para o aprimoramento do Curso de Psicologia do UniCEUB.

Equipe Editorial

  • Reitor: Getúlio Américo Moreira Lopes
  • Diretora da Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES: Dalva Guimarães dos Reis
  • Coordenadora do curso de Psicologia: Simone Roballo
  • Elizabeth Tunes
  • Organização

  • Ingrid Lilian Fuhr
  • Revisão

  • Eric Alberto Lima de Oliveira
  • Janine de Fátima Mundim Neto
  •  

    Endereço e contatos

    Biblioteca Reitor João Herculino

    SEPN 707/907 Campus do UniCEUB

    Cep 70790-075 Brasília-DF

    Fone: 61 3966-1349

    E-mail:biblioteca@uniceub.br

    
    

    APRESENTAÇÃO

    Ingrid Lilian Fuhr



    Ensaios sobre o processo de medicalização e de inclusão escolar na sociedade contemporânea



    De que maneiras a educação bancária corrobora a desumanização das relações, o silenciamento de indivíduos e práticas excludentes de ensino?

    Autora: Ana Beatriz Rocha de Carvalho



    As escolas inclusivas e seu compromisso de criar as possibilidades de acesso ao conhecimento

    Autora: Giovanna de Souza Dias Corrêa



    Processos de medicalização e subjetividade diante do adoecimento

    Autor: João Pedro Soares



    A inclusão escolar e a ratificação da exclusão social

    Autora: Júlia Oliveira Teixeira



    Inclusão escolar por meio da desconstrução e não por imposição

    Autora: Juliana Borim Milanezzi



    Implicações de um ensino padronizado na formação de crianças com o transtorno do espectro autista

    Autora: Juliana Ferreira Batista



    O contexto escolar como reforçador de práticas excludentes

    Autora: Júlya Gomes Moreira Rodrigues



    Salas especiais: meio de integração ou exclusão?

    Autora: Lunna Ferreira Araujo



    A medicalização da experiência escolar: quando o saber médico orienta práticas pedagógicas

    Autora: Maria Luíza Alves de Carvalho



    A desigualdade na escola e o mito da inclusão

    Autora: Paula Miziara Verlaet



    Inclusão escolar: práticas que endossam a exclusão

    Autora: Rayssa L. Barros De A. Pontes



    A inclusão social de crianças autistas: uma possibilidade

    Autora: Renata Cabral Tavares



    A escola como instituição que contribui para a iatrogênese social

    Autora: Victória de Freitas Carrilho Furtado



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    2020Apresentação-Artigo
    24-Sep-2020A escola como instituição que contribui para a iatrogênese social-Artigo
    24-Sep-2020A inclusão social de crianças autistas: uma possibilidade-Artigo
    24-Sep-2020Inclusão escolar: práticas que endossam a exclusão-Artigo
    24-Sep-2020A desigualdade na escola e o mito da inclusão-Artigo
    24-Sep-2020A medicalização da experiência escolar: quando o saber médico orienta práticas pedagógicas-Artigo
    23-Sep-2020A inclusão escolar e a ratificação da exclusão social-Artigo
    23-Sep-2020Processos de medicalização e subjetividade diante do adoecimento-Artigo
    23-Sep-2020As escolas inclusivas e seu compromisso de criar as possibilidades de acesso ao conhecimento-Artigo
    23-Sep-2020De que maneiras a educação bancária corrobora a desumanização das relações, o silenciamento de indivíduos e práticas excludentes de ensino?-Artigo
    22-Sep-2020Salas especiais: meio de integração ou exclusão?-Artigo
    22-Sep-2020O contexto escolar como reforçador de práticas excludentes-Artigo
    22-Sep-2020Implicações de um ensino padronizado na formação de crianças com o transtorno do espectro autista-Artigo
    22-Sep-2020Inclusão escolar por meio da desconstrução e não por imposição-Artigo
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