Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14389
metadata.dc.type: Dissertação
Title: ARIS pôr do sol e as arquiteturas flexíveis: Estudo de caso para utilização das arquiteturas e equipamentos públicos flexíveis para a efetivação do direito à moradia e à cidade da população da ARIS pôr do sol até implantação do projeto vencedor do concurso da CODHAB na localidade
Authors: Souza, Adriana Nunes de Alencar
metadata.dc.identifier.orientador: Oliveira, Leonardo Pinto de
Abstract: A presente dissertação é um Estudo de caso a respeito da ARIS Pôr do Sol, em Brasil/Ceilândia/DF, relacionando as arquiteturas e os equipamentos públicos flexíveis e o direito à moradia e à cidade da população dessa região. Parte-se da hipótese de que a utilização das arquiteturas flexíveis são uma alternativa adequada para obtenção do direito à moradia e à cidade da população local enquanto aguardam o período de implantação do concurso da CODHAB para a ARIS Pôr do Sol. A alternativa proposta neste trabalho teve o intuito de mitigar a falta de acesso à moradia e à cidade da população da ARIS Pôr do Sol até que seja implantado o projeto definitivo na região. A implantação das arquiteturas e equipamentos públicos flexíveis no local deve seguir algumas diretrizes elaboradas neste trabalho após exaustiva investigação sobre o assunto. O problema que originou a pesquisa em questão foi observação de que existe, na maioria dos casos, um longo tempo de espera para que sejam finalmente implantadas as soluções encontradas pelo Estado para contornar a falta do acesso do direito à moradia e à cidade da população. Os resultados indicam que é possível a implantação das tipologias arquitetônicas e equipamentos públicos flexíveis na localidade, no período de espera até a implantação permanente do projeto vencedor. Encontra-se neste trabalho vasta pesquisa no sentido de estabelecer o Estado da Arte sobre as arquiteturas flexíveis cuidadosamente elaborada mediante extensa investigação documental com levantamento da legislação pertinente ao direito à moradia e à cidade e de dados secundários obtidos em publicações oficiais, tais como Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD, de 2018, informações disponíveis no site da CODEPLAN, bem como do Projeto de Urbanismo e Arquitetura para o Setor Habitacional Pôr do Sol, na Região Administrativa de Ceilândia – RA IX, Ceilândia/DF (vencedor do concurso realizado pela CODHAB, em 2017). Conclui-se que o tema precisa de aprofundamentos para que sejam averiguadas novas possibilidades de implantação, guiada por um projeto de planejamento urbano e estudos mais aprofundados e detalhados, bem como estudos de reformulação da legislação vigente sobre a matéria, além do estudo e criação de tipologia arquitetônica com investigação do material para sua composição.
Keywords: Arquiteturas flexíveis
Arquitetura móvel
Arquitetura portátil
Equipamentos públicos
Direito à moradia
Direito à cidade
ARIS pôr do sol
Publisher: UniCEUB
Citation: SOUZA, Adriana Nunes de Alencar. ARIS pôr do sol e as arquiteturas flexíveis: Estudo de caso para utilização das arquiteturas e equipamentos públicos flexíveis para a efetivação do direito à moradia e à cidade da população da ARIS pôr do sol até implantação do projeto vencedor do concurso da CODHAB na localidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14389
Issue Date: 2019
Appears in Collections:ARQ - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Nunes de Alencar Souza 61700031.pdf9.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.