Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14394
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O espaço urbano e o crime: um estudo de caso da relação de crimes contra transeuntes em regiões administrativas do Distrito Federal
Authors: Siqueira, Paulo Cesar Galante
Abstract: O presente trabalho buscou compreender a relação entre o crime e o espaço, tendo o tempo como referência para a pesquisa. Partindo do pressuposto de que o crime contra transeuntes não acontece de forma aleatória no espaço, a Sintaxe Espacial foi usada para a análise do espaço, abordando o nível de integração das vias como fator dominante neste estudo que, aliado aos mapas de calor, permitiram analisar padrões dos crimes ocorridos nas Regiões Administrativas de Brazlândia, Gama e São Sebastião, localizadas no Distrito Federal. O foco do trabalho se ateve a crimes cometidos contra transeuntes, é justificado pois, de acordo com vários pesquisadores, a segurança nas ruas é o melhor diagnóstico que se pode ter para o entendimento da segurança de uma cidade. O estudo não se ateve apenas a uma pesquisa teórica, mas se aprofundou no estudo de caso das regiões citadas durante o período de 01 de janeiro de 2018 a 11 de novembro de novembro de 2019. O estudo foi feito de forma horizontal, pois, apenas a repetição dos fatos poderia confirmar ou não um padrão de comportamento. O embasamento teórico levou ao estudo de obras referenciais do urbanismo, como a Carta de Athenas (1933) e estudos desenvolvidos por pesquisadores como Bill Hillier (1970), Marcus Felson (1966), Jane Jacobs (2011), Oscar Newman (1996) e Jan Gehl (2013). O trabalho criou uma ponte entre Teorias da Sintaxe Espacial e Teoria do Crime, assim como criou uma narrativa para que se possa entender a evolução pensamento urbano. A criminalidade e as características espaciais foram consideradas como dados primários e a sobreposição destes nos permitiu estabelecer a relação entre as partes, assim foi possível verificar que mesmo em cidades com malhas urbanas bem diferentes, os crimes contra transeuntes ocorreram em situações semelhantes, onde fatores como nível de integração, comprimento, equipamentos urbano e zoneamento exerceram grande influência sobre a criminalidade. O estudo apontou que existem valores espaciais que exercem influência sobre crimes cometidos contra transeuntes; este fato permitiu a criação de diretrizes que poderão auxiliar os Agentes de Segurança Pública na elaboração de políticas de segurança, como quais as partes de uma cidade que devem ter maior patrulhamento, otimizando os recursos do governo. Além da contribuição para as cidades já existentes, as análises realizadas podem contribuir para diretrizes de projeto urbanos de novas cidades e bairros. Assim o trabalho mostrou a importância da Sintaxe Espacial como ferramenta no combate ao crime.
Keywords: Espaço urbano e crime
Relação entre sistema viário e crime
Perfil espacial urbano
Sintaxe espacial e criminalidade
Crimes contra transeuntes.
Publisher: UniCEUB
Citation: SIQUEIRA, Paulo Cesar Galante. O espaço urbano e o crime: um estudo de caso da relação de crimes contra transeuntes em regiões administrativas do Distrito Federal. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14394
Issue Date: 27-Feb-2020
Appears in Collections:ARQ - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Cesar Galante Siqueira.pdf5.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.