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dc.contributor.authorOliveira, Clarice G.-
dc.date.accessioned2020-11-23T21:37:02Z-
dc.date.available2020-11-23T21:37:02Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14505-
dc.description.abstractA tese aborda a superação do conceito de separação de poderes e o compartilhamento da função de legislar entre os órgãos executivo e legislativo, constatando, empiricamente, como o primeiro toma a frente da produção legislativa e o segundo colabora em seu aprimoramento. Nesse cenário, cresce a importância da atuação corretiva do legislativo e, eventualmente, do judiciário, objetivando a manutenção do equilíbrio entre as faculdades de estatuir e de impedir. De um arranjo de tripartição de funções legislativas, executivas e judiciárias entre diferentes órgãos, com graus variados de independência e especialização, típico da constitucionalização dos sistemas políticos, passa-se a outro no qual o executivo assume cada vez mais funções. O termo governo ganha projeção como símbolo da junção entre decisão política e execução, entre agir e legislar. O executivo conquista prerrogativas, passando a participar cada vez mais do processo legislativo, culminando na transferência do poder de legislar por distintas modalidades de delegação. A medida provisória representa esse novo equilíbrio na função de legislar, onde o parlamento deixa de ser o centro de impulsão da legislação e passa a atuar precipuamente no controle e aprimoramento da proposta do executivo. O poder de emenda é exercido por deputados e senadores e o produto definitivo, resultante do projeto de lei de conversão, incorpora os debates e os consensos gerados no Congresso Nacional. O judiciário também atua corretivamente, não somente no controle de constitucionalidade da legislação, mas sobretudo das práticas institucionais do processo legislativo de modo a preservar a balança de poderes em um ambiente democrático. A cada vez que o Supremo Tribunal Federal interfere, ele altera o equilíbrio entre executivo e legislativo na capacidade de estatuir por meio de medidas provisórias, gerando reacomodação do sistema. Após a análise dos dados gerais sobre o trâmite de conversão de 709 medidas provisórias editadas entre 2001 e 2015, conclui-se que a colaboração estreita entre governo e parlamento na função de legislar é a realidade do Estado contemporâneo, representada no Brasil pelo poder legiferante da medida provisória. Por meio dela o governo toma a liderança do processo legislativo e o Congresso, ao se apropriar do texto, exerce controle e aprimoramento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2020-11-16T11:54:59Z No. of bitstreams: 1 61550019.pdf: 3300210 bytes, checksum: 66f51fce23f3ed4887de83e18d860ae5 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-23T21:37:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61550019.pdf: 3300210 bytes, checksum: 66f51fce23f3ed4887de83e18d860ae5 (MD5) Previous issue date: 2020-11-16en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMedida-provisóriapt_BR
dc.subjectSeparação de poderespt_BR
dc.subjectProcesso legislativopt_BR
dc.subjectProjeto de lei de conversãopt_BR
dc.subjectPoder executivopt_BR
dc.subjectPoder legislativopt_BR
dc.subjectControle parlamentarpt_BR
dc.subjectControle judicialpt_BR
dc.titleO deslocamento da função de legislar para o governo: a interdependência entre executivo e legislativo nas medidas provisórias e a intervenção do judiciáriopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.date.criacao2020-11-16-
dc.identifier.orientadorAmaral Júnior, José Levi Mello dopt_BR
dc.publisherUniCEUBpt_BR
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