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metadata.dc.type: Tese
Title: A psicologia histórico-dialética para os cursos de licenciatura
Authors: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: Esta tese é um trabalho teórico que envolveu uma profunda pesquisa bibliográfica, além de uma acentuada vivência educacional. Tem como finalidade propiciar aos alunos dos cursos de licenciatura, bem como aos profissionais da área ou aqueles que se interessem pelo assunto, conteúdos de psicologia da educação numa perspectiva histórico-dialética ou soviética. Pretende ser mais uma contribuição para a divulgação e implementação desta abordagem da psicologia em nossos cursos superiores, tanto em nível de pesquisa como de ensino. Esta linha teórica do pensamento psicológico, apesar de datar da segunda década neste século, só teve divulgação em nosso país após 1985. Inicialmente devido a proibição stalinista de suas publicações na então URRS. Posteriormente, no Brasil, devido ao golpe de 64. Tudo isso somente veio retardar o desenvolvimento da ciência psicológica. No nosso país este foi mais um dos fatores que contribuíram para que a psicologia fosse e existisse como uma ciência pretensamente neutra, alienada, uma vez que desconsiderava a ligação do indivíduo com o seu contexto sócio-histórico, conseguindo, com isto, ser conivente com a situação política do país. Não se deixava estabelecer a percepção de que o desenvolvimento psicológico é socialmente determinado. Acreditamos que esta perspectiva psicológica histórico-dialética é uma parte desta ciência, a psicologia, que nos poderá propiciar a compreensão do desenvolvimento e aprendizagem humanos, de uma forma global, dinâmica e crítica, contribuindo para o redimensionamento desta ciência. Sentindo que seria importante um repassar na filosofia matriz desta abordagem, o marxismo, tanto para propiciar um relacionamento da psicologia com seus pressupostos filosóficos, como para proporcionar àqueles que se interessem por esta psicologia maior embasamento sobre o assunto, elaboramos o primeiro capítulo. Neste sentido é que ele se intitula categorias teórico-filosóficas da abordagem histórico-dialética. No segundo capítulo retomamos as categorias trabalhadas no primeiro, desta feita do ponto de vista psicológico. Por sentir que uma das partes mais importantes, concretas e de maiores resultados práticos para a psicologia e a educação é o conceito de zona de desenvolvimento proximal, proposto por Lev Vygotsky, destinamos o terceiro capítulo deste trabalho à exploração deste assunto. A proposição do trabalho é a de colaborar com a ciência psicológica, oferecendo aos cursos acadêmicos uma disciplina com um cunho mais contextualizado e, portanto, mais adequado à realidade brasileira. Enfim, trata-se de uma proposta que considera o homem em interação com a sociedade, agindo sobre ela e transformando-a e, ao mesmo tempo, sendo transformado por ela. Além disso, procura-se evidenciar uma psicologia da educação capaz de contribuir para a compreensão do fenômeno educativo e, consequentemente, colaborar no seu aprimoramento
Publisher: UniCEUB
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14532
Issue Date: 1993
Appears in Collections:PUBLICAÇÕES

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