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dc.contributor.authorSeabra, Ada Vidal-
dc.date.accessioned2021-02-10T19:44:38Z-
dc.date.available2021-02-10T19:44:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSEABRA, Ada Vidal. Pós-desastre de Mariana: uma análise socioambiental de efetividade do TTAC quanto à reparação de nascentes. 2020. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14679-
dc.description.abstractEm razão da elevada magnitude do desastre ocorrido com o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana-MG, e suas graves consequências percebidas nas dimensões socioeconômicas e socioambientais, o artigo se propõe à uma análise de efetividade de um dos programas de recuperação socioambiental, destinado à recuperação de nascentes, qual fora firmado através do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) pactuado entre a União, os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo com as empresas Samarco Mineração S/A, Vale S/A e a BHP Billiton Ltda, responsáveis pelo acontecimento da tragédia. O referido TTAC, tido como maior acordo da história do Brasil, foi o modelo de solução encontrado, a fim de obrigar as empresas responsáveis a adotar providências que assegurem a reparação integral do dano causado pelo desastre. O objetivo do artigo, para além de evidenciar os desafios práticos na execução do programa socioambiental, é trazer um panorama atual dos resultados da reparação quanto à recuperação de nascentes. A ideia conclusiva que o presente artigo traz é que os principais obstáculos enfrentados na execução dos programas de reparação socioambiental são desafios relativos ao sistema de governança instaurado, à multiplicidade de atores que dificulta o consenso e problema na efetivação do direito. Para realização da pesquisa de finalidade aplicada e cunho exploratório, foi empreendida uma abordagem quali-quantitativa, por meio do método indutivo, mediante o estudo de caso e levantamento de dados disponíveis nos canais de comunicação da Fundação Renova, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e da auditoria externa independente realizada pela Ramboll Group S/A, empresa perita contratada pelo Ministério Público Federal, a fim de realizar o acompanhamento finalístico das atividades desempenhadas pela Fundação Renova.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by denison pereira (denison.rolim@uniceub.br) on 2021-01-18T17:53:08Z No. of bitstreams: 1 ADA SEABRA 21208511 (2).pdf: 615537 bytes, checksum: dbd89e4cf266d844dc38a6e33d750c03 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesastre ambientalpt_BR
dc.subjectMariana-MGpt_BR
dc.subjectTermo de Transação e Ajustamento de Condutapt_BR
dc.subjectSocioambientalpt_BR
dc.titlePós-desastre de Mariana: uma análise socioambiental de efetividade do TTAC quanto à reparação de nascentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-01-
dc.identifier.orientadorCirne, Mariana Barbosapt_BR
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