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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14694
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pereira, Jefferson Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T19:53:59Z | - |
dc.date.available | 2021-02-11T19:53:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-10 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Jefferson Paulo. Análise crítica da tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal quanto à prevalência das convenções de Varsóvia e Montreal sobre o Código de Defesa do Consumidor. 2020. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14694 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva analisar a tese de repercussão geral fixada pelo Supremo Tribunal Federal, segundo a qual, nos termos do artigo 178 da Constituição da República, as normas e os tratados internacionais limitadores da responsabilidade das transportadoras aéreas de passageiros, especialmente as Convenções de Varsóvia e Montreal, têm prevalência em relação ao Código de Defesa do Consumidor. Para tanto, será feito um apanhado histórico de como se desenvolveu o regramento internacional sobre a responsabilidade civil do transportador aéreo aplicado à prestação do serviço internacional. Tal regramento (em especial as Convenções de Varsóvia e de Montreal) será comparado à legislação pátria que também recai sobre o tema, apontando-se as antinomias resultantes. Frente a essas incompatibilidades, serão expostos posicionamentos doutrinários (alguns deles carecedores de revisão) e jurisprudenciais no trato da controvérsia. Será abordada a forma como o STF tratou o problema em três décadas, culminando com a acertada fixação da referida tese. Aponta-se, no entanto, que a controvérsia quanto ao dano moral persiste, pois, neste ponto a decisão do STF não foi clara e conclusiva. Defende-se que a limitação de responsabilidade não retira do consumidor brasileiro a proteção garantida pela Constituição, tampouco pelo CDC. Ademais, reforça-se a importância de que o Brasil deve cumprir com suas obrigações assumidas voluntariamente no plano internacional frente os demais Estados signatários. O tipo de pesquisa escolhido para este trabalho é a dogmática-instrumental. A metodologia de pesquisa adotada foi a de análise normativa, de bibliografia e da jurisprudência do STF a respeito do tema, assim como dos dois processos que foram levados para análise da Corte (RE 636.331/RJ e ARE 766.618/SP). | pt_BR |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Limite de responsabilidade | pt_BR |
dc.subject | Transporte aéreo internacional | pt_BR |
dc.subject | Convenção de Varsóvia | pt_BR |
dc.subject | Convenção de Montreal | pt_BR |
dc.subject | Código de Defesa do Consumidor | pt_BR |
dc.subject | Antinomia | pt_BR |
dc.subject | Tema 210 | pt_BR |
dc.subject | STF | pt_BR |
dc.subject | Dano material | pt_BR |
dc.subject | Dano moral | pt_BR |
dc.title | Análise crítica da tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal quanto à prevalência das convenções de Varsóvia e Montreal sobre o Código de Defesa do Consumidor | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021-01 | - |
dc.identifier.orientador | Palhares, Paulo Henrique Franco | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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Jefferson Pereira 21455417 (2).pdf | 3.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
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