Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14703
metadata.dc.type: TCC
Title: Quando o deixar de existir se torna uma possibilidade: implicações da autopercepção e das relações familiares na ideação suicida do adolescente
Authors: Fonseca, Carolina dos Santos
metadata.dc.identifier.orientador: Pereira, Sandra Eni Fernandes Nunes
Abstract: O suicídio é um problema de saúde pública mundial e é a terceira maior causa de morte entre jovens, de acordo com a OMS. A adolescência é compreendida como uma fase do desenvolvimento humano marcada por transformações físicas, emocionais e sociais. O suicídio na adolescência é um fenômeno multideterminado e dessa forma, é importante destacar o papel que a família pode exercer na construção do adolescente como sujeito. A presente pesquisa teve como objetivo compreender, sob a perspectiva sistêmica, a relação entre a autopercepção do adolescente, a dinâmica familiar e o comportamento e/ou ideação suicida na adolescência a partir de entrevistas individuais semiestruturadas com duas adolescentes que apresentam ou já apresentaram ideação ou tentativa de suicídio. Utilizou-se como metodologia de análise o método de análise de conteúdo construtivo-interpretativo. Como resultado foi possível perceber uma relação entre a autopercepção negativa das participantes e a ideação/tentativa, bem como a relação entre conflitos familiares e a ideação/tentativa de suicídio. Foi possível identificar também que a qualidade dos laços familiares interfere na maneira como cada adolescente se percebe. Sugerem-se futuros estudos a serem realizados com os pais/responsáveis para que se tenha uma compreensão mais sistêmica e complexa do fenômeno.
Keywords: Ideação suicida
Suicídio na adolescência
Autopercepção
Relações familiares
Citation: FONSECA, Carolina dos Santos. Quando o deixar de existir se torna uma possibilidade: implicações da autopercepção e das relações familiares na ideação suicida do adolescente. 2020. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14703
Issue Date: 2020
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAROLINA - MONO FINAL- 2_2020 versão final biblioteca.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.