Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14714
metadata.dc.type: TCC
Title: Preconceitos pela perspectiva comportamental: um estudo da correspondência dizer-fazer
Authors: Carvalho, Letícia Resende de
metadata.dc.identifier.orientador: Medeiros, Carlos Augusto
Abstract: A presente pesquisa analisou a correspondência dizer-fazer em relação a diferentes categorias de preconceito: racismo, sexismo, homofobia, gordofobia, contra pessoas tatuadas, ageísmo e preconceito religioso. Além disso, investigou a influência do relato de confederados no relato de participantes. Primeiramente, os participantes responderam a um questionário de mensuração explícita e, depois, com um intervalo de aproximadamente 15 dias, participaram de um jogo de tabuleiro o qual apresentava situações hipotéticas em que o preconceito está, comumente, envolvido. Nesse sentido, o questionário mensurou o “dizer” e o jogo de tabuleiro, o “fazer”. Os resultados encontrados demonstraram, em geral, baixa correspondência dizer fazer no que tange ao fenômeno estudado e, o relato dos confederados parece ter exercido influência sobre o comportamento dos participantes. Essa pesquisa evidencia importância, uma vez que, a partir da articulação entre Psicologia Social e Análise do Comportamento, pesquisa se um tema socialmente relevante e de forma inovadora.
Keywords: Psicologia social
Análise do comportamento
Correspondência dizer-fazer
Preconceito
Citation: CARVALHO, Letícia Resende de. Preconceitos pela perspectiva comportamental: um estudo da correspondência dizer-fazer. 2020. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14714
Issue Date: Dec-2020
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mono - preconceitos pela perspectiva comportamental 21.12.20 - Letícia.pdf6.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.