Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14716
metadata.dc.type: TCC
Title: Refugiados de si: uma análise dos processos de subjetivação e de sofrimento psíquico de sujeitos em condição de migração forçada
Authors: Bucher, Juliana Alves Dantas Ferro
metadata.dc.identifier.orientador: Lagoas, Juliano Moreira
Abstract: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar o fenômeno da migração forçada na atualidade, procurando identificar e compreender, à luz de conceitos psicanalíticos, como a noção freudiana de Das Unheimliche, algumas das modalidades de subjetivação e de sofrimento psíquico vivenciados por sujeitos em condição de migração forçada. A metodologia utilizada foi desenvolvida de acordo com as estratégias da Análise do Discurso, em articulação com as contribuições teórico-clínicas da psicanálise. A fim de subsidiar a análise da entrevista com uma imigrante venezuelana, foram realizados (i) um levantamento bibliográfico acerca de conceitos psicanalíticos, como luto, desamparo psíquico, trauma e angústia, visando mapear as ocorrências destes conceitos nas obras de Freud e Lacan, e de seus comentadores; (ii) seleção e sistematização do material, tendo como critérios a relevância, a extensão da abordagem dos conceitos na bibliografia levantada e o nível de aprofundamento das análises encontradas, e (iii) produção de fichários bibliográficos e fichários de citações, resenhas críticas e notas de comentário que subsidiaram a análise da entrevista.
Keywords: Migração forçada
Psicanálise
Sofrimento psíquico
Citation: BUCHER, Juliana Alves Dantas Ferro. Refugiados de si: uma análise dos processos de subjetivação e de sofrimento psíquico de sujeitos em condição de migração forçada. 2020. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14716
Issue Date: 2020
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Alves Bucher_Monografia_Versao Final Biblioteca.pdf567.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.